Terminou já o 4º encontro das Assembleias de Jovens Escolhas

05-09-2014

Um rico debate de ideias, muita curiosidade e uma partilha alargada de experiências e pontos de vista acrescentaram valor, ontem e hoje, a esta nova sessão que foi dedicada ao tema “As Convenções e os Tribunais”.

O objetivo foi dar a conhecer a estes jovens representantes dos projetos, especialmente empenhados na participação cívica nas suas comunidades, os seus direitos, os principais documentos que os consagram ao nível nacional e internacional e os tribunais que os defendem.

Segundo Andreia Martins, responsável da Coolpolitics que teve a seu cargo a formação destes dias, o encontro foi “bastante participativo e, no que diz respeito aos direitos humanos o debate  espelhou os consensos e divergências sobre alguns dilemas que subsistem na sociedade nesta área”.  Mas todos ficaram “sensibilizados para a importância do conhecimento destas questões e do contributo que cada cidadão pode e deve dar para a sua defesa”.

No que diz respeito aos tribunais, Andreia Martins refere que se "nota ainda alguma distância em relação a estes orgãos que, sendo públicos, estavam ainda bastante distantes da generalidade dos participantes do encontro".

Esta manhã, uma visita ao Tribunal da Relação de Coimbra e o encontro com Procurador do Ministério Público Pedro Branquinho e com o Juiz Desembargador Jorge Loureiro, ajudaram a desmistificar algumas ideias feitas e a esclarecer muitas dúvidas.


Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário