Eu Amo Sac E5G promove Festival Intercultural

04-07-2014
No dia 10 de junho, dia de Portugal e das comunidades realizou-se o I Festival Intercultural organizado pelo projeto de Santo António dos Cavaleiros. 

“Diferente expressão, o mesmo coração” foi o slogan do Festival, cujo objetivo foi  celebrar a diversidade cultural da Freguesia, através da expressão artística e gastronómica, enfatizando a ideia de que apesar da diferença continuamos com o mesmo coração, somos pessoas com necessidades e capacidades comuns.

O evento contou com um espaço de gastronomia típica de algumas comunidades com representação no projeto, confecionado pelos próprios familiares: torresmos e doce de coco de Cabo Verde, bolo de mandioca de Moçambique, paracuca, gelado de mucua e sumo de quissângua de Angola, chamuças da Índia, arroz doce de Portugal e pão de queijo do Brasil.

 As caras das crianças e jovens foram sendo pintadas ao longo da tarde com as bandeiras da sua naturalidade ou das origens dos seus pais. Alguns jovens vestiram-se com roupas típicas africanas e ajudaram nas várias áreas do festival.

Os jogos fizeram o entretenimento da criançada e várias atuações no palco desde danças orientais, a capoeira, passando por grupos de dança e música de influência

Houve ainda um concurso de “selfies” em que se premiou a fotografia com mais culturas representadas e que fosse tirada naquele momento e uma pintura mural ao vivo, alusiva ao tema, realizada por um jovem da comunidade que ganhou o concurso de pintura promovido pelo Eu Amo Sac para esse efeito.

O Canal On – canal interativo em fase de projeto, começou a ser promovido através de um questionário à população à cerca dos seus interesses e dos grupos a que pertencem para que possa dar uma resposta efetiva às necessidades da população.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário