Novos projetos pontuais do Escolhas - Cerimónia de assinatura de Protocolos
Foram assinados no dia 3 de janeiro, no Palácio Foz, em Lisboa, os protocolos de cooperação que formalizam a parceria entre o Programa Escolhas e as diferentes entidades promotoras e gestoras de novos 16 projetos pontuais que, durante 2014, irão desenvolver estas soluções criativas e inovadoras.
A cerimónia contou com a presença da Coordenadora Nacional do Programa Escolhas, Dr.ª Rosário Farmhouse e reuniu entidades dos concelhos de Valongo, Gondomar, Porto, Paredes, Leiria, Abrantes, Lisboa, Loures, Seixal, Mértola, Moura, Olhão, Vidigueira e Lagos.
Estes projetos pontuais irão promover a empregabilidade e o emprego para jovens através de soluções criativas, que valorizem a inovação social, a experimentação, a sustentabilidade e a autonomização, tendo como foco principal a procura de soluções sustentáveis de emprego, podendo o financiamento a atribuir atingir o valor de vinte mil euros.
Relativamente ao tipo de ações e soluções apresentadas, destacamos a apresentação de 9 negócios, dos quais 7 são projetos relacionados com serviços: o projeto “Alinhavos – E5G” na área da costura/arranjos; o projeto “Mãos à Obra – E5G” na área das reparações ao domicílio; o projeto “Fadas do Lar – E5G” na área das limpezas; o projeto “Albergue Juvenil – E5G” na área do turismo low cost; o projeto “Empregue Habilidade – E5G” com um ginásio social; o projeto “Sons à Margem – E5G” com a organização de espetáculos e eventos e o projeto “Keep Calm & Work – E5G” na área da jardinagem e limpeza de automóveis. De referir ainda, dois projetos relacionados com produtos: um na área da agricultura, o projeto “Gab jovem US A nossa horta – E5G” e um outro ligado ao fabrico e comercialização de biscoitos, o projeto “BiscoiTOP de Valongo – E5G”. No Alentejo, a título de exemplo, destacamos o projeto ROM(A)MOR que, na Vidigueira, irá formar jovens das comunidades ciganas para o negócio dos equídeos com o apoio da autarquia local.
Os outros 7 projetos aprovados apostam fortemente em modelos de transição para o mercado de trabalho e em estágios em contexto de trabalho. Entre outros destacamos o projeto “Work&Shop - E5G” que promove estágios para jovens artesãos na empresa de criativos TORKE+CC, numa lógica de criação de produtos artesanais com valor acrescentado que possam vir a ser comercializados e o projeto “Abrir a Porta às Escolhas – E5G”, que apresenta uma solução para o matching entre os interesses e as competências dos jovens à procura de emprego e as empresas/entidades que fazem as suas ofertas de trabalho e de estágios.
Comentários
Ainda não há comentários. Insere o teu comentário