ESCOLA VIRTUAL: A plataforma de educação on-line, da Porto Editora, está a mudar a forma de olhar para os estudos em muitos projetos do Escolhas

09-01-2012

A Porto Editora no âmbito da sua política de responsabilidade social estabeleceu um acordo de cooperação com o Programa Escolhas que permite disponibilizar aos projetos Escolhas o acesso gratuito à plataforma de aprendizagem, Escola Virtual.

Com uma orientação vocacionada para a auto-aprendizagem dos alunos, esta ferramenta pioneira a nível nacional, usa um modelo de formação à distância e métodos de estudo e acompanhamento atrativos e eficazes que têm vindo a ser aperfeiçoados todos os anos lectivos. No âmbito dos projectos Escolhas a Escola Virtual é utilizada no âmbito da Medida IV - Medida de Inclusão Digital, nos espaços CID@NET (centros de inclusão digital).

No Fundão, este ano, o Projeto “Esco(h)a Viva” decidiu começar a utilizar a plataforma nas escolas da Serra da Gardunha e do Telhado. Com turmas muito pequenas e aluno de contextos sociais fragilizados, sem acesso generalizado a computadores, o impacto está a ser muito visível, sendo clara a progressão na aprendizagem. O mesmo acontecia já nas instalações do projeto, onde começou a utilização desta forma mais lúdica de ensinar, que abre também os horizontes para um uso mais criativo e pedagógico das novas tecnologias.

O projeto “Percursos Alternativos”, na Benedita, também trabalha com a Escola Virtual desde a 3ª Geração do Escolhas, ajudando diretamente os alunos sinalizados pelas professoras, ou cedendo o acesso à plataforma a tutores, colegas de turma mais adiantados, que ajudam aqueles que têm mais dificuldades. Nas instalações do projecto também há acesso à Escola Virtual e Diana Coelho da equipa, conta que o facto de esta ferramenta ilustrar visualmente as matérias dadas nas aulas é uma grande ajuda para os alunos com dificuldades, que conseguem apreender assim mais facilmente os assuntos.

Outra vantagem, é a possibilidade de os alunos se poderem auto-corrigir automaticamente, o que os ajuda a perceber onde estão a errar e lhes dá uma ideia clara do avanço no estudo, contribuindo deste modo também para a sua autonomia. Neste projecto quem quer uma senha de acesso tem que se comprometer a fazer um determinado número de aulas por mês, para que não haja desperdício de recursos.

No universo Escolhas a plataforma Escola Virtual, é disponibilizada gratuitamente a todos os projetos que a solicitem.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário