Animação de rua ao som do HIP HOP

13-09-2004

No final de Julho (dias 14, 20 e 28), os Conjuntos Habitacionais de S.Gens e da Biquinha tiveram uns dias bem agitados.

Foi para dançar e cantar que pais e jovens foram convidados. O estilo designado foi o HipHop, considerado uma cultura de rua por quem o pratica. Para dinamizar o Workshop, foram convidados 5 praticantes com especialidades diferentes. Para introduzir o tema foi feita uma breve apresentação sobre as origens, motivações e derivações do HipHop. Também foram apresentadas as 3 vertentes que foram trabalhadas ao longo dos dias. O Break-dance foi o introdutor do tema. Esta dança é a vertente mais visível do HipHop. Seguiu-se o MCing em Freestyle, no qual se vão "mandando" uns improvisos em rima, ao som da música. O objectivo é o de se exprimir da forma mais sincera possível.

Os temas variam consoante os gostos. Amor, liberdade, crítica social e aspirações são apenas alguns dos temas que podem servir de musa inspiradora a este género. Esta foi, de facto, a vertente mais apreciada pelos jovens adolescentes da Biquinha que fizeram o trabalho de casa e, como a inspiração não vem quando se quer, trouxeram na segunda sessão, páginas de rimas pensadas e escritas no sossego do lar. Para terminar, mas não menos importante, fica o Bit-box que consiste em emitir sons musicais com ajuda do aparelho respiratório. Podemos dizer que ficamos absolutamente fascinados com o Bit-Boxer convidado, considerado entre o top 10 mundial.

A actividade foi aberta a toda a população e, entre miúdos e graúdos, participaram cerca de 50 pessoas.

A animação esteve ao rubro na Biquinha, onde esta actividade foi muito apreciada. Em S.Gens os gostos musicais prendiam-se mais com a "tecnomusic", e foi ao ritmo deste som que se encerrou esta actividade.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário