Workshop Saúde na Informática

28-05-2007

No espaço CID@NET do Tu Kontas têm sido desenvolvidos periodicamente workshops que denominamos Saúde na Informática. Estas sessões têm permitido aos jovens tomar consciência de algumas posturas inadequadas que adoptam quando estão frente ao computador e conhecer algumas estratégias para prevenir lesões provocadas pela má postura.

Para corrigir "velhos hábitos", os jovens experimentaram uma variedade de exercícios e posturas a adoptar durante as sessões de informática, nomeadamente na utilização do teclado e do rato, a postura na cadeira e a organização do espaço de trabalho. Coisas simples, mas que muitos de nós esquecemos diariamente!… Mais Saúde para os nossos jovens!

Liliana Costa, monitora CID@NET e Ana Fina, coordenadora do projecto

Agir COM os IMIGRANTES

Com vista a uma melhor integração de imigrantes no concelho de Montijo, o Projecto Tu Kontas tem desenvolvido um conjunto de acções de informação, com a estreita colaboração do ACIME, através dos seus formadores, nomeadamente ao nível do Acolhimento e Recursos de apoio existentes ao nível local e nacional, da Lei da Nacionalidade e da Igualdade de Oportunidades.

Neste trajecto tem sido uma mais valia a articulação estreita com o Centro Local de Apoio ao Imigrante, fundamentalmente ao nível do atendimento e acompanhamento individual, na resolução de questões sociais e jurídicas. Têm sido igualmente dinamizados grupos de discussão, quer para aferição de necessidades, com jovens e famílias imigrantes, quer para a constituição de uma Associação de Imigrantes no concelho. A comunidade imigrante tem-se mostrado receptiva e participativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, nomeadamente no que concerne à constituição de uma Associação que caminhe no sentido de uma representatividade das diferentes nacionalidades, o que nos parece reforçar o carácter integrador duma estrutura desta natureza. O Montijo acolhe um número muito elevado de imigrantes de diferentes nacionalidades, estando em primazia os/as cidadãos/ãs de países do leste, brasileiros e africanos.

Ana Fina, coordenadora do projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário