Percursos Integrados com toda a força!
São muitas as actividades dinamizadas pelo Projecto Percursos Integrados, implementado no concelho de Amarante. Confira nos textos e nas imagens!
Orientação Vocacional
Este projecto pretende combater o abandono escolar no concelho de Amarante, nomeadamente, na passagem do 3º ciclo para o ensino secundário. Tenta assim aliar este objectivo com as actividades de orientação escolar e vocacional. Neste âmbito, desenvolve sessões de Orientação Escolar e Vocacional junto dos alunos do 9º ano de escolaridade da EB 2,3 de Amarante, da EB 2,3 de Vila Caíz e na EBI do Marão (num total de 180 alunos), com o objectivo de os apoiar na tomada de decisão vocacional, fomentando o sentido de autonomia, competências e envolvimento pessoal na construção dos seus projectos vocacionais, bem como promover uma decisão mais realista, integrada e funcional através da exploração das ofertas educativas e formativas existentes e exploração do mundo real de trabalho e dos seus profissionais.
Acompanhamento Psicossocial
Esta actividade consiste em sessões individuais para crianças, jovens e respectivas famílias, cujo objectivo é apoiar e acompanhar a nível psicológico e social, avaliar e definir estratégias de intervenção e desenvolver competências pessoais, sociais, familiares, escolares e profissionais. Actualmente estão em acompanhamento cerca de 30 indivíduos (crianças, jovens e familiares) e cujas problemáticas são diversas, nomeadamente abandono escolar, comportamentos desviantes, gravidez na adolescência, dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, entre outros, sinalizados pelas entidades consócias (EB 2,3 de Amarante e de Vila Caíz, da EBI do Marão, da Escola Secundária de Amarante, do Instituto de Reinserção Social de Penafiel, do Externato de Vila Meã) e por entidades que são parceiros informais (tais como a Adesco, o Centro de Saúde de Amarante, o Colégio de São Gonçalo e medidas da Câmara Municipal de Amarante).
Acções de Informação Ofertas Educativas e Formativas e Painéis Profissionais
No seguimento do processo de orientação escolar e vocacional que se tem vindo a desenvolver junto dos alunos do 9º ano da EB 2,3 de Amarante, da EB 2,3 de Vila Caíz e da EBI do Marão, durante o mês de Maio realizaram-se algumas sessões de informação de ofertas educativas e formativas existentes no concelho de Amarante, ficando a cargo das instituições convidadas (Escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, Escola Profissional António do Lago Cerqueira, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Amarante e as UNIVA’s do Bem Estar e do Clap) a dinamização das mesmas.
Mediação Familiar
As famílias são uma prioridade do Projecto Percursos Integrados, porque acredita que as mesmas, quando apoiadas, criarão condições para educar de forma diferente os seus filhos contribuindo assim para que as crianças e jovens cresçam emocionalmente mais equilibradas, integradas socialmente e, principalmente, a gostarem de si e da vida. Neste sentido, surgiram as sessões de Mediação Familiar que consistem em actividades de grupo ou individuais com pais e/ou encarregados de educação e têm como objectivo desenvolver competências e estratégias que melhorem a comunicação entre pais e filhos e aproximem os pais da escola.
Mediação Escolar
Um dos vértices do triângulo da intervenção do Projecto Percursos Integrados é a escola, nomeadamente junto dos professores e dos auxiliares de acção educativa. A maioria dos jovens que o projecto acompanha estão inseridos no contexto educativo e muitas vezes a relação que o aluno estabelece com a escola pauta-se pelo desinteresse e pela desmotivação face às aprendizagens e a tudo que lhe está associado (regras, limites, autoridade, respeito pelo outro, entre outras). Para tal, as sessões de Mediação Escolar pretendem, de forma informal, incrementar competências e estratégias que melhorem a relação professor-aluno-pais, promovendo uma gestão mais eficaz das salas de aula e dos recreios, enfatizando um relacionamento mais positivo pautado pela compreensão e pelo respeito mútuo.
Grupos de Encontro
Os grupos de encontro são espaços privilegiados para pais e encarregados de educação nos quais se pretende promover o diálogo, a reflexão, o questionamento e a partilha de experiências que reforce e estimule o papel de pais. Para isso são discutidos diferentes temas, tais como, adolescência e os seus riscos, a sexualidade, a relação pais-filhos, a ligação escola-família, as toxicodependências, a orientação escolar e profissional, o desenvolvimento das crianças, os medos infantis, dos conflitos familiares, entre outros, com o objectivo de desenvolver estratégias e competências de resolução de problemas, competências relacionais e interpessoais, que permitam preservar laços de proximidade e promover a construção da autonomia e individuação, bem como a construção e consciencialização do papel parental.
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