Opção Voluntário OE2

06-09-2007

O projecto Opção Escola 2 (OE2), de Setúbal, aposta no desenvolvimento de um espírito de cidadania e de participação activa, através da actividade Opção Voluntário.
Desta feita, estes jovens participam na dinamização das actividades de férias com a escola, que envolvem em média 20 alunos por semana.
Aqui ficam alguns testemunhos das experiências nesta actividade.

Em geral, e tendo em conta que este foi o primeiro ano em que se desenvolveram na Escola Luísa Todi os ateliers de verão propostos exclusivamente pela escola e exclusivamente para os seus alunos, penso que a actividade correu bem e o balanço é positivo!

A minha experiência pessoal também a considero bastante positiva, pois foi uma experiência totalmente diferente de tudo o que eu esperava e todas as situações com que convivemos (teimosias, conflitos…) fizeram-me aprender muito sobre a melhor forma de gerir todas estas situações.

O que considerei mais difícil ao longo dos ateliers foi principalmente a conquista do respeito deles, talvez devido à proximidade das faixas etárias, senti nos primeiros dias alguma dificuldade em mantê-los atentos a aquilo que eu dizia e sobretudo em fazê-los respeitar aquilo que eu dizia, no entanto, senti que com o passar do tempo esse respeito que eles tinham por mim foi aumentado progressivamente.

Inês Ribeiro, voluntária do projecto OE2, OTL-IPJ

Durante as passadas 3 semanas decorreram na Escola Luísa Todi os Ateliers de Verão do Projecto Opção Escola 2, desenvolvidos e dinamizados por alunos e ex-alunos da escola, todos em regime de voluntariado, apoiados por um subsídio do IPJ. Contando ainda com a ajuda de alguns professores e responsáveis pelo projecto.

Na minha opinião os Ateliers de Verão são de extrema importância para o entretenimento e ocupação dos alunos no decorrer das suas férias. As actividades desenvolvidas foram bem escolhidas e conseguimos adaptá-las consoante os diferentes problemas que foram surgindo. Por vezes tivemos de criar e improvisar actividades devido a alguns imprevistos, que de igual modo correram bem e foram bem aceites, que foi o caso da Orientação pela escola e da Gincana. Os participantes apresentaram-se bastante satisfeitos com as actividades dinamizadas, de tal modo que alunos inscritos apenas para a primeira semana foram sempre querendo ficar até ao final da 3ª semana, na qual se despediram um pouco tristonhos.

De início pensei que houvessem mais problemas de faltas de respeito e conflitos entre os participantes, uma vez que eram todos muito diferentes. No entanto, isto não se veio a verificar muito acentuadamente, e os problemas que surgiram foram sempre muito bem geridos.

Considero esta experiência de extrema importância para mim, a todos os níveis. Fui sempre aprendendo com a minha participação, tanto a gerir conflitos e controlar faltas de respeito como a cativá-los mais para a realização das actividades propostas, com espírito positivo e pensando que os próximos dias correriam ainda melhor.

Como é normal os participantes não gostavam de todas as actividades, no entanto, realizaram-nas e trouxeram sempre consigo uma recordação positiva da sua participação. Por exemplo, haviam alunos que estavam menos sensibilizados para a prática desportiva por isso não aderiam tão bem a actividades físicas, como a patinagem. Contudo, aceitaram experimentar e depois de algumas quedas e gargalhadas, lá estavam eles todos contentes sobre rodas.

A patinagem é só um dos muitos exemplos de actividades que os participantes tiveram a oportunidade de experimentar. Desde as idas à praia ou à piscina, até ao Workshop de Fotografia, às tardes de cinema ou às mini festas de Karaoke, passando pelo Teatro, T-shirts e Arte, Expressão Plástica e Modelagem de balões. Actividades muito variadas, de modo a alcançar sempre o gosto dos participantes. Todas elas correram bem, exceptuando as tardes de cinema, que os alunos achavam um pouco maçador e criavam alguns problemas de início, embora alguns gostassem os outros estavam em maioria. No entanto, esta actividade sempre foi posta em prática e na última semana já não levantaram tantos problemas e visionaram atentamente o filme.

Para concluir acho que actividades destas devem voltar a ser repetidas, talvez mesmo nas interrupções lectivas do 1º e do 2º período para ocupar os alunos e sensibilizá-los para a prática de outras actividades que não estão tão habituados a realizar no seu quotidiano. E claro, podem contar sempre comigo!

Andreia Santos, jovem voluntária do Opção Escola2, OTL IPJ

Eu acho que a avaliação da actividade foi positiva, pois todos aprendemos muito com esta experiência, mais importante para uns do que para outros.

Mas mesmo assim houve alguns aspectos negativos, mais em relação às "birrinhas" e com algumas dificuldades na relação entre monitores (jovens como eles) e alunos.

Mas gostei bastante desta experiência, pois com ela aprendi muito tendo passado por algumas situações difíceis de gerir o que me deu mais experiência.

Com esta participação também passei a ver as coisas de uma maneira diferente, porque antes eu era a "aluna" e agora fui a "monitora".

Vi como é bastante difícil conquistar o respeito dos alunos.

Algumas actividades não foram tão bem aceites pelos alunos, contudo realizaram-nas e no final mostraram-se satisfeitos.

Apesar de não ter realizado todas as actividades gostei das que assisti e em que participei.

A que gostei menos foi o teatro e a que gostei mais foi a patinagem.

Cátia Santo,
Jovem Voluntária do projecto, Associação de Estudantes, OTL -IPJ

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