Crescer em Movimento com o “Color(indo) a Vida”

07-09-2007

No Espaço Crescer em Movimento, do Projecto Color(indo) a Vida (Castelo de Paiva), foram realizadas actividades de carácter educativo e lúdico, visando educar os participantes de forma divertida.

Apesar das dificuldades iniciais para cativar os jovens, foram preparadas actividades para que entre eles houvesse alguma proximidade e confiança. Para o Jogo de Apresentação, os participantes colocaram-se em pé em cima de uma cadeira. Todas as cadeiras estavam dispersas. Os participantes tinham de se colocar em fila e por ordem alfabética. Embora alguns já se conhecessem, aqui tinham de confiar uns nos outros, pois não podiam descer da cadeira e colocá-la no sítio correcto, teriam de o fazer, passando da sua cadeira para a de um colega, pedindo-lhe ajuda e dando as mãos, segurando-se uns nos outros.

A partir daqui continuaram as actividades, de forma a despertar nas crianças aquilo que não existia.

Realizaram caminhadas para conhecer o local onde iriam efectuar várias actividades, podendo aqui despertar o gosto pela Natureza, verificar que é bela quando está limpa, e assim ter cuidado para não poluir o ambiente. Tentou-se também despertar a criatividade e o gosto por reciclar materiais. Realizou-se uma actividade onde teriam de construir cestas em jornal para colocarem as amêndoas da Páscoa. Para o dia da mãe, foi feita uma actividade onde puderam pintar um vaso, decorá-lo ao seu gosto, e nele plantar uma planta, símbolo de vida, planta essa que precisa de ser cuidada para viver. Ninguém melhor que a mãe para cuidar dela, assim como para cuidar de nós.

Mas as actividades não eram sempre pensadas pelos monitores, deu-se a oportunidade aos jovens de também eles pensarem e prepararem uma actividade. Uma das actividades que prepararam foi a caminhada ao monte de S. Domingos.

Esta oportunidade de preparem actividades foi-lhes dada para que vissem que nem tudo aquilo que queremos pode ser feito, nem da forma como queremos que seja feito.

A pesca foi uma das actividades que mais gostaram, mostrando interesse em repeti-la. Com esta actividade pretendia-se desenvolver a concentração. Os jovens tinham de estar concentrados e calados, algo muito difícil para eles, mas a vontade de pescar um peixe era maior…

Muitas mais actividades foram realizadas. Estes jovens conviveram com alguns Escuteiros do Agrupamento 1258 de Castelo de Paiva, realizaram actividades desportivas, foram até à piscina, visitaram a quinta pedagógica "O Abrigo do Espantalho", visitaram o lugar de Gondarém, onde puderam ver um pouco do Turismo Rural de Castelo de Paiva, pintaram uma tela, contrastando as cores frias com as cores quentes, culinária, foram ao cinema e ao Centro Comercial Parque Nascente, fazendo a viagem de comboio.

Feito um balanço no final destes primeiros seis meses, constata-se que esta acção foi extremamente positiva, pois observou-se que em cada actividade os jovens "absorveram" um pouco do que lhes era transmitido, visto que os seus comportamentos melhoraram.

Equipa do projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário