Porto Seguro no Continente...

19-11-2007

No dia 25 de Agosto, o Porto Seguro (Ribeira Grande), após a sua chegada a Lisboa, um passeio por Lisboa e um almoço em Alvalade, foi fazer uma grande visita ao Estádio de Alvalade, com a oportunidade de ver ao vivo alguns jogadores da equipa.

No final da tarde, o grupo foi ver o grande jogo do Benfica contra o Vitoria de Guimarães no Estádio da Luz. O grupo gostou muito do jogo, mas não teve direito a um golo, uma vez que o jogo ficou empatado a zeros.

Visita a Celorico da Beira

No dia 26 de Agosto, após um sono mais prolongado, pois chegámos a Celorico às 2h da manhã, tivemos uma visita pela vila de Celorico da Beira avistando os sítios mais bonitos, quer históricos, de lazer ou religiosos. O grupo adorou a vila.

À tarde fomos para as piscinas aquecidas. A visita a estas piscinas foi óptima gostámos muito, foi muito engraçado.

À noite fomos visitar o jardim de Celorico, jardim grande e bem bonito. O grupo do Porto Seguro e jovens da vila de Celorico da Beira fizeram um jogo de futebol, com resultados bons para a nossa equipa.

Na Aldeia Histórica de Linhares...

No dia 27, fomos conhecer a Aldeia Histórica de Linhares. Foi uma visita muito bonita, observando as magníficas belezas da Aldeia, como por exemplo o Castelo. O grupo ficou muito impressionado com os sítios que lhes foram mostrados.

No período da tarde fomos ver as Antenas de energia Eólica, que não existem nos Açores. Gostámos muito e ficámos impressionados com a dimensão e a sua função.

Mais à tarde fomos para a praia fluvial, um tipo de praia não existente nos Açores, visto ser de água doce e num rio. Foi uma saída boa e nós gostámos imenso de lá estar.

No Ponto mais Alto de Portugal Continental...

No dia 28, o grupo foi ao ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela.

Ficámos maravilhados com as paisagens bonitas, vimos a nascente do grande Rio Mondego, uma lagoa e uma figura de uma cabeça em pedra feita pela natureza à qual é atribuído o nome de "Cabeça do Velho". Vimos também as casas dos pastores feitas em pedra. Gostámos muito de ver a figura da Nossa Senhora da Estrela esculpida na rocha.

À tarde, visitámos o Museu do Pão, conhecendo o Ciclo da Vida do pão e elaborámos um trabalho manual com massa de pão.

Na Cidade dos Estudantes...

No dia 29, fizemos uma visita a Coimbra, a Cidade dos Estudantes.

Visitámos vários sítios muito bonitos: o Jardim da Sereia, um jardim grande e bonito, e o Jardim Botânico, onde os estudantes devem aproveitar para namorar, "jardim dos Namorados".

Passeámos pela cidade, vendo a grande Universidade de Coimbra, que se divide em vários pólos e faculdades.

Vimos a Sé Velha e a Igreja de Santa Cruz, onde Dom Afonso Henriques e Dom Sancho I estão sepultados.

Cidade da Guarda

No dia 30, fomos recebidos pelo Projecto irmão "Tu Decides", do Programa Escolhas.

O grupo gostou muito de interagir com os jovens do projecto da casa. Fomos a uma loja de trabalhos artesanais e ao Museu de Tecelagem, passeámos pela cidade da Guarda com uma guia, visitámos também a Sé Catedral de Guarda.

Depois da visita, fomos para a praia fluvial em Aldeia Viçosa juntamente com o outro projecto. Fizemos um piquenique, jogos de futebol e umas brincadeiras na água. Ambos os grupos gostaram de se conhecer e das visitas que fizeram.

Porto Seguro recebido pela Câmara Municipal de Celorico da Beira

No dia 31, o grupo visitou a Igreja de Santa Maria, em Celorico da Beira ,e o Solar do Queijo da Serra da Estrela, onde tivemos oportunidade de provar o queijo da Serra da Estrela.

Fomos também recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, a quem oferecemos umas lembranças de São Miguel.

No período da tarde, o grupo fez uma visita às Gravuras de Foz Côa, no núcleo da Penascosa. Andámos de jipe e vimos gravuras de 25 mil anos atrás.

O grupo adorou a visita às Gravuras.

Despedida em Grande...

Após uma despedida de Celorico da Beira e uma viagem de comboio, que foi para todos a primeira experiência, o grupo esteve na Gare do Oriente. Fomos para o Parque das Nações, fomos ao Centro Comercial Vasco da Gama almoçar, fizemos compras e vimos algumas figuras públicas.

Depois do Vasco da Gama, fomos todos para o aeroporto. Na chegada ao aeroporto, no exterior, o grupo cruzou-se com o vocalista do grupo Da Weasel, a quem pediu autógrafos e com quem tirou fotos.

Dentro do aeroporto, vimos a cantora Rute Marlene, os jogadores do Benfica, preparados para entrar no avião, e conseguimos ver a Mónica dos "Morangos com Açúcar " e o Rui, da Telenovela " Vingança".

Após uma espera de cerca de duas horas pelo avião, embarcámos finalmente, rumo a São Miguel e a Rabo de Peixe, após uma semana fantástica.