Um dia de Norte, Centro e Sul!

28-11-2007

Na quarta-feira, dia 28, no âmbito do evento Escolhas de Portas Abertas, que está a decorrer durante toda esta semana, o Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Rui Marques, esteve na Nazaré, onde participou no Seminário "As Crianças e Jovens de Hoje". Já, a Coordenadora da Zona Sul e Ilhas, Luísa Cruz, esteve em Sines e Vila Nova de Santo André, onde visitou os Projectos A Priori e Intervir.com.

Na sessão de abertura do Colóquio, o Coordenador do PE enfatizou que o Escolhas lança um olhar de esperança sobre a realidade portuguesa, de modo a permitir que as crianças e jovens tenham igualdade de oportunidades, "precisamos dar condições para que possam escolher, saibam escolher e queiram escolher. E é esta a grande aposta do Escolhas. Este é o desafio do nosso trabalho para a construção de um mundo mais equibibrado e justo", enfatizou.

Após à visita ao Projecto Boa Onda, que decorreu na Nazaré, Rui Marques foi a Coimbra, onde visitou a Quinta dos Olivais, local onde se desenvolve um programa pré-profissional na área da agricultura, dirigido essencialmente à comunidade cigana, no âmbito do Projecto Renovar as Origens. Estavam igualmente presentes nesta localidades crianças e a equipa técnica do Trampolim, que se fez representar com a Unidade Móvel deste projecto.

Ainda nesta manhã, na Ludoteca da Câmara Municipal de Sines, local onde se encontra a sede do Projecto A Priori, Luísa Cruz teve a oportunidade de presenciar a actividade "Animação de Leitura e Escrita", destinada a alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Sines. Aqui, os participantes puderam ouvir o conto "O mocho e a mancha" e, tal como na história, puderam criar, a partir de uma mancha, um belíssimo desenho. Paralelamente, no Centro de Inclusão Digital (Espaço CID@NET) deste projecto, estava a decorrer um workshop sobre vídeo animação para uma turma do ensino secundário. A partir das 12h00, na EB23 Vasco da Gama aconteceu um workshop de dança que culminou com a apresentação dos seus participantes.

À tarde, o Coordenador Nacional do Programa Escolhas esteve no Projecto CADI, na Anadia, onde decorreu um "Torneio de Futsal Contra a Discriminação" entre este projecto e o Asas Pró Futuro (Águeda). Houve ainda tempo para uma visita ao "Animóvel", unidade móvel do projecto que lhe deu nome, que veio da Mortágua especialmente para este intercâmbio.

A semana de Portas Abertas foi igualmente marcada pelo intercâmbio de projectos, no Porto. Ao fim do dia, Rui Marques teve a oportunidade de assistir a um espectáculo de Break Dance na Rua Espectáculo, em frente à Casa da Música, com jovens participantes dos três projectos Escolhas Lagarteiro e o Mundo, Metas e Pular a Cerca II.

Também durante esta tarde, a Coordenadora da Zona Sul e Ilhas esteve no projecto Intervir.com, em Vila Nova de Santo André, onde presenciou uma "tarde desportiva"! As actividades desta tarde aconteceram no ginásio de uma das seis escolas com as quais este projecto trabalha. Procurou-se, desta forma, dar a conhecer algumas modalidades desportivas como, ballet, karatê e body combat.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário