Formação Interna

29-05-2008

Desde o dia 15 de Janeiro, a equipa do Projecto Percursos Acompanhados iniciou um período de Formação Interna. Os diferentes elementos da equipa têm tido oportunidade de partilhar alguns dos conhecimentos que possuem de acordo com as suas áreas de formação base (Animação Sociocultural, Educação Visual, Pedagogia, Jornalismo, Acção Social e Psicologia).


Formação

A Conceição (Voluntária) iniciou este ciclo partilhando com a equipa os seus conhecimentos na área da Educação para os Valores. Aliou a experiência acumulada na sua prática enquanto professora e estudiosa nesta área e alertou a equipa para a importância da formação pessoal e social no trabalho com os jovens, nomeadamente no desenvolvimento de competências de cidadania, de educação para a paz, de respeito pelo outro, de auto-controlo, de educação para sentimentos, emoções, autonomia, optimismo, sentido de humor e educação para a saúde. Enfatizou que estas competências habilitarão os jovens a discernir e ponderar antes de partir para a acção.

A nossa colega Isa Monteiro, que é Professora de Educação Visual e detentora de conhecimentos na área de animação sociocultural, preparou, juntamente com o Quintino Fortes (que possui uma relevante experiência em Animação Sociocultural e já pertenceu à equipa), uma sessão sobre Teatro Fórum. Esta é uma metodologia que tem sido utilizada com algum sucesso no trabalho comunitário e tem como principal objectivo tornar os espectadores elementos activos e interventivos (espectoactores) no processo de resolução de situações sugeridas e que são representadas no momento. Esta sessão teve uma forte componente prática, e os técnicos encarnaram por breves momentos o papel de espectoactores na resolução de um problema.

O João Esteves (Psicólogo Clínico), dinamizou uma sessão onde se abordaram os temas da Percepção e Comunicação, indissociáveis, designadamente na área social pela importância dada às relações humanas (sejam elas com crianças, jovens ou adultos). A sessão teve como principal objectivo alertar para a importância do treino das capacidades de escuta, empatia e transmissão de mensagens eficazes que são fundamentais nos processos de percepção e comunicação. Ainda neste âmbito foram, abordados os estilos comportamentais (assertivo, agressivo e inibido) que nos caracterizam e que influenciam, necessariamente, o modo como nos relacionamos com o outro.

Estão ainda agendadas mais 4 sessões de Formação interna e que irão ser dinamizadas por:

Sofia Cavaco (Jornalista) - Escrita Criativa.

Ana Paula Silva (Assistente Social) - Lei de Protecção de Crianças e Jovens e a Lei Tutelar Educativa.

Inês Moura (Psicóloga Educacional e voluntária) - Habilidades Sociais.

Andreia (Estagiária de Serviço Social) - a designar.

Daremos mais pormenores num futuro bem próximo!

O Projecto Percursos Acompanhados

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário