Biólogos de tenra idade

12-06-2008

O dia 5 de Maio foi uma segunda-feira muito cheia para os alunos das escolas do Sobral da Adiça e Póvoa de São Miguel. Ambas escolas, teatro da intervenção do Projecto Encontros, encontraram-se, finalmente, num passeio organizado no Gargalão, perto do Sobral.


Passeio no Gargalão

Os alunos tiveram então uma curiosa experiência: fazerem de biólogos!

Esta actividade foi preparada pela Filipa, da Liga de Protecção para a Natureza - LPN - bióloga de profissão e que trabalha actualmente no projecto LINCE. Partilhou com as crianças a sua experiência diária: a procura e criação de condições para o crescimento dos coelhos, principal alimento dos Linces.

Equipados com fichas para preencherem, as equipas de 4 ou 5 crianças seguiram um percurso guiado que os levou até uma "aldeia de coelhos" - conjunto de tocas localizado não muito longe da mina.

O intercâmbio entre as escolas foi muito apreciado e não se limitou a um encontro entre crianças e jovens. Auxiliares de educação e professores, e até alguns pais, aproveitaram a oportunidade para trocarem, à volta de um almoço campestre, impressões, experiências e perspectivas.

Esta actividade foi o resultado de um cruzamento de vários objectivos: a promoção de uma aprendizagem não formal e de valorização dos conhecimentos locais; a aproximação entre comunidades - do Sobral e da Póvoa, ciganas e não ciganas - a troca de experiências entre agentes educativos, como ferramenta para a promoção da coesão social.

Projecto Encontros

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário