Projecto “Coimbra – cidade de todos” traz boas práticas para a reflexão

13-06-2008

Resultando de uma parceria entre a ADCMoura, pela mão do projecto Encontros, e Câmara Municipal de Moura, através da Rede Social de Moura, no passado dia 7 de Maio recebemos o projecto "Coimbra - cidade de todos" no nosso concelho. Este é um projecto financiado pelo Equal e está na fase de disseminação de resultados.

O modelo integrado de actuação com a população cigana é o documento resultante da experimentação de metodologias e estratégias que têm vindo a ser aplicadas em contexto de centro de estágio habitacional no Parque Nómada.

O projecto, iniciado em Outubro de 2004, tem como destinatárias famílias de etnia cigana e engloba, para além do realojamento provisório, uma componente de apoio diário e multidisciplinar às famílias.

Como pilares da intervenção posta em marcha em Coimbra foram destacadas como recomendações: participação da comunidade cigana desde o inicio do projecto de realojamento; aprofundamento do diagnóstico de necessidades da comunidade; capacitação não só das famílias ciganas como também dos técnicos de intervenção social; parceria interinstitucional forte e coesa como base necessária para os processos de realojamento.

A apresentação destas experiências proporcionou um momento de reflexão conjunto entre várias instituições locais sobre os futuros processos de realojamento no concelho. Saltou à vista as diferenças entre a realidade de Coimbra e de Moura, mas ficámos todos a pensar o que podemos aproveitar a aprendizagem já realizada em Coimbra e que metodologias podemos/devemos adaptar.

Projecto Encontros

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário