Maio, Mês do Hip Hop

17-06-2008

No âmbito do estágio em Animação e Intervenção Sociocultural a realizar a partir do Projecto Opção Escola2, desenvolveu-se o tema do Hip Hop durante o mês de Maio.


Cartaz

A cultura Hip Hop envolve quatro elementos: Dj, Graffiti, B-boy e MC. No mês de Maio, desenvolveu-se actividades nestas quatro vertentes, nas quais os cerca de 800 alunos da escola puderam participar.

Puderam ainda descobrir muito mais sobre o Hip Hop: como começou, como evoluiu e o que é hoje o Hip Hop, aprender a dançar, grafitar, escrever e interpretar letras, e ainda ver e falar com MC´s portugueses.

Ainda realizou-se, a partir da Sala do Aluno, Lógicas e Pedagógicas, actividades como: ateliê "T-Shirt Tag", filmes sobre Hip Hop, Concurso da Letra de Hip Hop e Concurso de Desenho de Graffiti.

Foi um grande mês… onde se viveu o Hip Hop!

A Estagiária OE2
Sofia Fonseca

O Dia 30 de Maio na EB 2.3 Luísa Todi

Para fechar em grande o mês do Hip Hop na EB 2.3 Luísa Todi, preparámos um dia repleto de actuações. O dia 30 de Maio contou com a actuação de vários grupos de dança e música, surpreendendo os alunos a cada intervalo das aulas, num recreio animado e diferente!

A abrir o dia, os Offrecord, grupo musical de Hip Hop, actuaram no primeiro intervalo, transmitindo aos alunos uma mensagem de alerta para os problemas sociais e o papel de cada um dos alunos no futuro da sociedade.

Um dos destaques do dia foi o intercâmbio com outro projecto do Programa Escolhas - Escolhas Vivas - que nos trouxeram de Vila Real de Santo António os NKL, que actuaram várias vezes ao longo do dia, mostrando a sua música, dança, com lugar ainda para o Beatbox! Os elementos dos NKL deixaram uma recordação desta parceria através de graffitis dedicados a ambos os projectos.

Seguiram-se então os Distraction, grupo de dança, e os CDK - grupo de MC´s que aborda a realidade social vivida em Setúbal pelos alunos da escola - que animaram toda a escola num dos momentos altos do dia!

O especial destaque vai para o conhecido MC português Royalistick, que esteve presente para conversar com os vários envolvidos sobre o seu percurso como MC, e sobre a importância da escola na formação dos jovens. E foi mais longe, incentivou os alunos, enquanto adeptos da cultura Hip Hop, fundamentada no conhecimento e intervenção na sociedade, a terem um papel activo na escola, com vista a representarem o que existe de positivo no Hip Hop.

Entre fotografias e autógrafos, os alunos da escola e os jovens do Escolhas Vivas foram trocando palavras com o MC e despediram-se deste dia que certamente recordarão…

Sofia Fonseca

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário