“Contas à Vida” na Beira Serra com saldo muito positivo
A Beira Serra, no âmbito do Projecto Arca de Talentos, resolveu aderir à iniciativa "Contas à Vida", por considerar que a inovação desta iniciativa não passa apenas pelo modo como se implementa um projecto de literacia financeira mas, também, porque o envolvimento activo de uma instituição privada num projecto de intervenção social pode ter resultados que vão muito para além dos previstos.
Os formandos
O Contas à Vida é um projecto do Programa Escolhas que em parceria com o Barclays pretende "ajudar os jovens a lidar com os desafios financeiros que enfrentam no dia-a-dia, ajudando-os a descobrir caminhos que lhes permitam alcançar a independência financeira e os conduzam a um futuro promissor".
Nas 7 sessões semanais que decorreram no Bairro da Alâmpada e que foram dinamizadas por voluntárias do Barclays, os 10 jovens puderam deitar contas à sua vida simulando situações reais, mas através de jogos. Como confeccionar uma refeição equilibrada para 4 pessoas com 5 euros, o que fazer quando a mesada falha porque o pai perdeu o emprego e há despesas fixas? Que fazer para pagar o dinheiro que se deve a um amigo quando ele precisa de reaver o dinheiro com urgência? Estes são apenas alguns dos jogos que puseram rapazes e raparigas a pensar e a reflectir em conjunto.
No fundo, com este projecto, os jovens acabam por ponderar as consequências financeiras das suas decisões no que se refere à educação, formação e emprego. Acabam também por perceber o esforço financeiro dos pais para os alimentar, vestir e educar. Esta consciencialização foi bem visível no comentário de uma das jovens depois de perceber que grande parte do orçamento familiar era gasto em alimentação: "Eu dou assim tanta despesa aos meus pais?"
Pensamos que esta interrogação ilustra bem o que aconteceu nestes fins de tarde em que as voluntárias do Barclays, incansáveis, colocavam novos desafios aos jovens, pois demonstra que houve aprendizagem e reflexão e, mais ainda, transposição espontânea para os contextos pessoais. Deitando contas aos resultados pensamos que o saldo é mesmo positivo e que teremos que investir mais neste produto.
Comentários
Ainda não há comentários. Insere o teu comentário