Dia da Europa

01-07-2008

No dia 9 de Maio comemorou-se, no âmbito do Projecto Poder Escolher, o "Dia da Europa" no Centro Comunitário de Povos, em Vila Franca de Xira.

Foi um dia em cheio! Cerca de 80 crianças da Escola E.B.1 de Povos deslocaram-se ao Centro para participarem num Jogo da Glória gigante sobre a Europa e posterior construção de um mapa da Europa. No final houve presentes para todos, entre eles certificados e chocolates.

Esta comemoração deveu-se ao nascimento da Europa comunitária no dia 9 de Maio de 1950, numa altura em que devemos recordar a perspectiva de uma terceira guerra mundial que angustiava toda a Europa. Assim, a 9 de Maio desse mesmo ano ficou decidido na Cimeira de Milão que nesse dia passaria a ser comemorado o dia da Europa.

Actualmente, os governantes europeus ambicionam construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma.

Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.

Maria Bula, 16 anos,
Clube de Jornalismo do Projecto Poder Escolher

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário