25 de Abril no Ateliê WWW

02-07-2008

"No dia 25 de Abril de 1974 nós não vimos as coisas que aconteceram, ao contrário dos nossos pais e avós, que já viviam nessa altura." A verdade da frase de Ana Carina Santos, 13 anos, deixa perceber algum desconhecimento e curiosidade sobre a recente história de Portugal. Consciente deste fenómeno, o Projecto Cativar, através do Ateliê WWW, promoveu, ao longo de três dias (19, 22 e 26 de Abril), sessões dedicadas à pesquisa online de informações sobre o 25 de Abril.

Deste modo, pretendeu-se desenvolver as competências de acesso ao universo informático, nomeadamente a pesquisa na Internet, ao mesmo que se procurava estimular o interesse pela investigação de temáticas da história de Portugal.

Resultado destas investigações, os frequentadores deste ateliê elaboraram três textos sobre a revolução do 25 de Abril de 1974: "A Revolução dos Cravos em 1974", por Soraia Santos, "O Dia da Liberdade", por Ana Carina Santos, e "Os Cravos da Liberdade", por Ana Catarina Deus, que estão disponibilizados no blogue do projecto: http://projectocativar.blogspot.com/.

A terminar estas sessões, foi colocada a questão: "Como seria Portugal sem o 25 de Abril?" no "Escolhas em Rede", a rede social dos destinatários do Programa Escolhas, como um desafio à participação de todos, e foi realizado um debate no dia 26 de Abril.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário