Escolhas Saudáveis - um parceiro privilegiado das escolas na inclusão

08-07-2008

Várias escolas da freguesia de Rio de Mouro e de Algueirão Mem Martins têm solicitado o apoio do Projecto Escolhas Saudáveis na intervenção junto de crianças e jovens com diversas dificuldades, sobretudo a nível comportamental e familiar, reconhecendo assim o papel deste projecto na integração social das populações desfavorecidas do concelho de Sintra, nomeadamente as oriundas da comunidade imigrante.


Jovens apoiados!

O projecto, que tem por objectivo promover a inclusão social através do sucesso e inclusão escolar, encaminhou, em parceria com algumas destas escolas, e com a UNIVA "Percurso Activo" promovido pela ACAS, mais de 15 jovens a beira da exclusão escolar para a formação profissional.

Tem-se mantido uma parceria privilegiada com as escolas frequentadas pelos 25 destinatários, que recebem acompanhamento diário na realização de trabalho escolar, bem como na intervenção para melhorias de resultados gerais, nomeadamente de comportamento, das quais tem recebido avaliação positiva da parte dos professores que vem encaminhando outros alunos com necessidades de apoio.

O Centro da Inclusão Digital, CIDNET, uma das actividades mais atractivas do projecto, recebe, diariamente, entre 25 a 30 utentes em acesso livre e possui 6 turmas de formação na área de novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC. Este recurso tem ainda um papel importante no apoio tecnológico aos estudos.

O projecto contempla ainda um gabinete de acção social assegurado por uma assistente social e uma psicóloga que desenvolve trabalhos com crianças, jovens e seus familiares, tendo se revelado insuficiente para a procura existente.

Possui um Centro lúdico onde decorre o acolhimento de crianças e jovens com vista a ocupação de tempos livres de forma lúdica e pedagógica, que regista em média 50 presenças diárias.

Um dos desafios do projecto é transformar alguns grupos de risco em grupos saudáveis, estando a trabalhar com crianças e jovens que praticam dança e batuque. Trabalha-se ainda com dois grupos de rapazes entre os 15 e 20 anos, quase todos sinalizados na CPCJ, com vista a transformá-los numa equipa de futebol.

Promovido pela Associação Luso Caboverdeana de Sintra - ACAS, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Serra das Minas, Junta de Freguesia de Rio de Mouro e Câmara Municipal de Sintra, o projecto Escolhas Saudáveis, que previa inicialmente actuar sobre 380 destinatários, tem neste momento inscrito na sua base de dados 445 destinatários.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário