Actividade Educação e Cidadania

14-07-2008

A Educação e Cidadania - Projecto de Transição de Ciclo, na EB 1 nº 6 do Barreiro teve início em Fevereiro deste ano no Projecto Experiment@rte. Realiza-se com 3 turmas do 4.º ano, com uma periodicidade semanal, abrangendo um total de 62 alunos e 3 professoras, tendo, cada sessão, a duração de 45 minutos.


A Educação e Cidadania - Projecto de Transição de Ciclo

O trabalho iniciou-se com o preenchimento de uma ficha individual de apresentação que, posteriormente, deu lugar a uma dinâmica em que cada aluno apresentou um colega à turma. Neste contexto, foi abordado o Direito a ter um nome, ser registado e a ter uma nacionalidade, havendo uma das sessões que foi dedicada à definição dos conceitos de Naturalidade e Nacionalidade, recorrendo à origem etimológica das palavras, articulando com conteúdos curriculares da área de Estudo do Meio.

Os alunos realizaram um questionário, individual, sobre a nova escola que irão frequentar no próximo ano lectivo, tendo sido dinamizada uma sessão com a devolução das respostas e debate/reflexão sobre dúvidas e questões que os alunos colocaram, tendo havido, posteriormente, uma sessão em que estiveram presentes dois professores da EB 2,3 PAM para responder a todas as perguntas colocadas pelos alunos.

Destes questionários, parece importante salientar algumas das questões:

Em relação a dúvidas que gostariam de ver esclarecidas

Se vai haver projectos novos que eu nunca fiz; que tipo de castigos teremos se nos portarmos mal e se é verdade que quando fazemos anos os nossos amigos molham-nos o rabo? Espero que seja mais ou menos como esta e que seja bem recebido; fazer novos amigos, conhecer novas coisas e novas pessoas, conhecer novas actividades da escola.

Receios em relação ao novo espaço

Se os grandes me baterem?; ser atacada por pessoas maiores do que eu; não passar de ano e ter maus testes; não me dar bem com as outras pessoas e também não estar preparada para tantos professores e tantas fichas; é que não gostem de me receber ou coisa assim.

Realizámos também um trabalho de grupo, em que os alunos tiveram que escolher um coordenador e um relator do grupo, sobre direitos e deveres das crianças - jovens. Depois escolheram um dos direitos e ilustraram-no.

Sobre os Direitos

Ter a sua opinião; ter um nome; uma nacionalidade; uma casa e uma família; conviver uns com os outros; direito à privacidade; as crianças deficientes devem ter cuidados especiais; ir para a escola; brincar; direito à diferença, à liberdade, a comer, a ser bem tratado.

Sobre os Deveres

Respeitar todas as pessoas; permitir a opinião dos outros; estudar; falar um de cada vez; não mexer nas coisas que não são nossas; não fazer birras quando os pais não nos podem comprar coisas.

Esta actividade terminou com a realização da avaliação, pelos alunos e professores do trabalho desenvolvido nestas sessões.

A Equipa Técnica

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário