Workshop sobre Empowerment reúne Coordenadores Escolhas

21-07-2008

Foi no primeiro dia de Julho, em Alijó, e no dia 8 de Julho, em Évora, que se realizou o quinto workshop formativo inserido no Plano de Formação Contínua dos coordenadores de projectos Escolhas, promovido pelo Programa Escolhas e pela Inducar.

Imagens do workshop

O workshop, dedicado à temática "Processos e Práticas de Empowerment", foi facilitado por Filipe Teles, Assistente convidado na Universidade de Aveiro, investigador no Centro de Estudos de Governança e Políticas Públicas - CEGOPP, e um dos fundadores da Inducar.

Em Alijó, os coordenadores foram gentilmente recebidos por Ana Felgueiras, coordenadora do projecto "Estrela Polar", que abriu as portas da Secundária de Alijó para acolher 23 coordenadores das Zonas Norte e Centro.

Definir as principais características da população alvo dos projectos, situar a intervenção na Escada do Empowerment, construir uma estratégia de capacitação ou desenhar um mapa do empowerment, foram algumas dos momentos e actividades que constituíram este dia de formação, a Norte.

Na opinião dos participantes, o workshop permitiu "reflectir sobre o processo", "clarificar conceitos e organizar ideias" e "energizar e sair com mais vontade de trabalhar o empowerment".

Em Évora, a EB1 da Cruz da Picada foi habitada durante um dia por 39 coordenadores de todo o país. A recebê-los esteve Tiago Pereira, coordenador do Projecto Mus-e na Cruz da Picada.

A sessão formativa foi muito preenchida. Entre outros, em conjunto, e ao longo do dia, os coordenadores tomaram contacto com um elenco de condições necessárias à participação (através do modelo CLEAR), construíram uma visão de futuro e simularam um dinâmico processo de capacitação que implicou uma grande movimentação física, algumas gargalhadas e muita reflexão.

No final, alguns dos aspectos mais positivos apontados pelos participantes foram o "contacto com metodologias/ferramentas de trabalho", a "partilha de experiências", a "o significado e a importância da autonomia" ou a "validade das múltiplas perspectivas".

Este foi mais um momento de reflexão e reforço do intenso e valioso trabalho desenvolvido pelas equipas locais em todo o território nacional. O seguinte é já em Outubro, e será dedicado à Sustentabilidade e Disseminação.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário