Programa Jovem@Jovem 2008: 4 dias para nunca mais esquecer!

11-08-2008

Foi no Acampamento da Farinha Branca, junto a Montargil, que 27 jovens entre os 12 e os 18 anos de idade, todos a frequentar escolas do concelho de Ponte de Sor, viveram 4 dias super enriquecedores, no curso de Verão Jovem@Jovem, realizado entre 30 de Junho e 3 de Julho.


Jovens divertem-se no acampamento

O Programa Jovem@Jovem tem como objectivo dotar os jovens de competências pessoais e sociais que lhes permitam ser um modelo entre os seus pares, no fundo, de serem os influenciadores e não os influenciados. Há três temáticas que servem de base ao programa, pela sua pertinência junto deste público-alvo: a assertividade, a prevenção das toxicodependências e a sexualidade. Assim, deram-nos o prazer da sua presença técnicos de várias entidades, como o Desafio Jovem, o Centro de Recuperação Infantil e o Centro de Saúde, para abordarem os temas que lhes foram propostos junto dos jovens.

O tema global do curso este ano foi o Diálogo Intercultural, aproveitando a comemoração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural. E relacionadas com esta temática foram dinamizadas actividades muito interessantes, como uma sessão de parlamento - com propostas concretas para a UE promover o Diálogo Intercultural - e um trabalho de pesquisa e partilha de informação sobre os países que mais enviam imigrantes para Portugal.

O curso incluiu também uma abordagem mais prática e mais ligada às artes e às expressões. Houve de tudo: desde workshops de pinturas de rosto, cocktails sem álcool e mural em stencil, a uma aula aberta de expressão dramática, e até uma masterclass de danças urbanas, entre outras actividades.

No final do curso, foi tempo de mostrar o que se aprendeu. Assim, na última noite todos os pais e outros familiares foram convidados a assistir ao espectáculo final, sob o tema "Diferentes, mas iguais", em que os jovens junto com os seus monitores mostraram, por meio de pequenas representações teatrais, o que aprenderam ao longo dos 4 dias (intensivos!) do curso.

Pois é, mas há coisas que só quem vai é que sabe. Por isso, se quiseres saber mais sobre o Jovem@Jovem, só tens uma hipótese: no próximo ano inscreve-te e participa. Vais ver que nunca vais esquecer esta experiência fantástica!

A Equipa do Projecto
Operação Mobilização - Ponte de Sor

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário