Pensar o Presente, Criar o Futuro, no EPA 2008

26-02-2009

Tal como o ano de 2007, o Projecto "Pensar o Presente Criar o Futuro", cuja entidade promotora é a Santa Casa da Misericórdia de Alijó, celebrou a iniciativa "Escolhas de Portas Abertas", onde se pretendeu dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo projecto.


"Pensar o Presente, Criar o Futuro" no EPA

Este evento levou a cabo um conjunto de actividades, que promoveram a interacção, convívio, união e espírito de grupo entre todos os habitantes do Conselho Alijoense.

Deste modo, as festividades decorreram desde dia 13 de Dezembro de 2008 e prolongaram-se até ao dia 16 do mesmo mês, contando com mais de 250 participantes.

Nestes dias promoveu-se a prática do exercício físico e da cooperação grupal, através da realização de uma Mini Maratona.

Além disso, foi celebrado o Natal, no Domingo, dia 14 de Dezembro, em clima de festa com toda a comunidade, no Auditório Municipal de Alijó, onde se assistiu a uma verdadeira gala de actuações nas mais diversas áreas artísticas como a Dança, o Teatro e a Música, contando assim com:

- O Grupo de Teatro "BorraXinhas" do Pinhão (com a peça de Natal o "Pai Natal Existe!");

- O " Atelier Jovem da Oficina de Teatro de Favaios" (com a peça "Bem - vindo Sr. Morgado!");

- Duas turmas do 6ºano de escolaridade (6º B e 6º D) da Escola E/B 2/3/S D. Sancho II de Alijó que tocaram três músicas ("Natal Africano"; "Natal em Évora" e "Noite Feliz");

- O Grupo de Dança do Projecto "Pensar o Presente, Criar o Futuro" e os "Amigos do Ambiente" que cantaram a "Rena".

A apresentação da Festa esteve a cargo de um dos destinatários do projecto: o jovem Roberto Teixeira e foi finalizada com uma mensagem de Natal do Dr. Carlos Magalhães, representante da Santa Casa da Misericórdia.

Já, no dia 15 de Dezembro, foi promovida a Acção de Sensibilização e Informação: "Os Jovens Perguntam II", na Escola EB2/3/S D. Sancho II de Alijó, que foi destinada a todas as turmas do 9º ano de escolaridade, e visou, sobretudo, promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica, para além de permitir aos jovens o esclarecimento de dúvidas sobre várias entidades locais, assim como de várias profissões.

Estiveram representadas várias entidades locais, assim como algumas profissões.

Os alunos da Escola EB 2/3 /S D. Sancho II de Alijó tiveram também oportunidade de realizar outras actividades, como uma "caça ao tesouro", actividade que fomentou o trabalho em equipa e a capacidade de iniciativa e perspicácia. E ainda puderam realizar a "Oficina Paint.NET" no Espaço CID@NET.

No último dia de actividades realizaram-se torneios de 4 em Linha, xadrez e damas, assim como torneios online no Espaço CID@NET. Ainda neste dia, realizou-se uma Sessão de Karaoke na Sala de Actividades e Jogos de Futsal, masculino e feminino, no Pavilhão Gimnodesportivo de Alijó.

O Grupo de Dança "Criar o Futuro a Dançar" mostrou ainda as suas coreografias à Comunidade Escolar.

O Projecto "Pensar o Presente, Criar o Futuro" contou com a colaboração dos parceiros de sempre: Câmara Municipal de Alijó, Agrupamento Vertical de Alijó e o Projecto "Novos Rumos - Medida Progride II" e ainda do Intermarché de Alijó; do Talho Soraia de Alijó; Nestlé Portugal e da Caixa Crédito Agrícola de Alijó, entidades sem as quais não teria sido possível realizar todas as actividades.

A Equipa do Projecto Pensar o Presente Criar o Futuro
Florbela Henriques

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário