Projeto Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade – E8G em destaque

06-12-2021
O projeto Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade – E8G, do Programa Escolhas (PE) integrado no ACM, esteve em destaque no programa “Amor à Camisola” do Canal 11, transmitido na quinta-feira, dia 2 de novembro.
      
Este projeto da 8.ª Geração do PE é desenvolvido pela Mundos de Papel Associação, em parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP), mais precisamente com a  Esquadra de Caxias.

O objetivo do projeto, que integra na sua equipa agentes da PSP que diariamente participam nas atividades, é apoiar crianças e jovens no desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais, contribuindo para desmistificar preconceitos, prevenir comportamentos de risco ou desviantes, fortalecer competências pessoais e sociais, educar para o direito e cidadania e, ao mesmo tempo, estreitar relações entre a PSP e a comunidade.

A sua intervenção, orientada numa lógica de proximidade e prevenção, foca-se em três áreas específicas da vida dos/as participantes – escolar, familiar e comunitária – apostando em atividades que, tendo por base a metodologia de Educação Não Formal e da Arte-Terapia, procuram potenciar o desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais, bem como promover a diminuição de estereótipos através da construção de pontes entre a comunidade e os agentes da PSP. O termo “gira” é recorrente no vocabulário dos jovens-alvo do projeto, tornando-se, assim um mote para a intervenção junto deste público.

No dia 30 de novembro, o projeto foi visitado pelo Grupo de Trabalho de Peritas/os das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana, no âmbito de uma visita promovida pelo ACM.