Sexta-feira, 4 de Outubro de 2024
Recrutamento de Formadores/as
13-03-2018
Bolsa de Formadores/as ACM,I.P
Função: Formador/a
Âmbito: Bolsa de Formadores ACM,I.P.
Abrangência do Recrutamento: Portugal
O ACM, I.P.
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) é um
instituto público que tem por missão colaborar na definição,
execução e avaliação das políticas públicas, transversais e
setoriais em matéria de migrações, relevantes para a atração dos
migrantes nos contextos nacional, internacional e lusófono, para a
integração dos imigrantes e grupos étnicos, em particular as
comunidades ciganas, e para a gestão e valorização da diversidade
entre culturas, etnias e religiões
A Bolsa de Formadores/as ACM
A formação ACM, I.P., dirigida a cidadãos, profissionais e
entidades que, direta ou indiretamente, estejam ligados às questões
da Interculturalidade e das Migrações, é realizada através da Bolsa
de Formadores ACM. A Bolsa de Formadores tem como objetivos:
- Promover uma melhor compreensão da diversidade
cultural;
- Sensibilizar para o acolhimento e integração de
migrantes e minorias étnicas em Portugal;
- Formar para a interculturalidade.
A intervenção da Bolsa de Formadores assume-se como um
instrumento estratégico de concretização das atribuições do ACM,
I.P. e das prioridades de política pública no domínio das migrações
na medida em que responde à necessidade de formação e
sensibilização sentidas pelos vários atores da sociedade de
acolhimento como Escolas, Municípios, Centros de Saúde, Forças de
Segurança, Associações, Empresas, entre outros.
As ações de formação/sensibilização são, na sua maioria de
curta duração, de 4 a 6 horas, estando os conteúdos e materiais
formativos já definidos para cada ação.
A oferta formativa atualmente disponibilizada pelo
ACM, I.P.
- Acesso dos
Migrantes à Saúde (Sensibilizar e informar sobre as várias
dimensões que integram o fenómeno do acesso à saúde por parte das
comunidades migrantes em Portugal);
- Acolher e
Celebrar: Serviço de Apoio e Pequenas Ideias (Apresentação
do ACM, I.P., bem como os respetivos serviços disponibilizados,
visando um melhor apoio ao acolhimento e integração de
migrantes);
- Aprender com as Histórias: Primeiros Passos para a Interculturalidade (Reflexão sobre o trabalho pedagógico e a exploração de histórias para a infância, à luz de uma abordagem de aprendizagem intercultural);
- Aprender com as Histórias: Primeiros Passos para a Interculturalidade (Reflexão sobre o trabalho pedagógico e a exploração de histórias para a infância, à luz de uma abordagem de aprendizagem intercultural);
- Conhecer a
Cultura para Conhecer os Mercados (Sensibilizar para a
importância do aspeto cultural como fator de sucesso em processos
de internacionalização);
- Diálogo Intercultural (Exercício de compreensão da diversidade cultural e das competências de comunicação e relação com os outros no mundo atual);
- Diálogo Intercultural (Exercício de compreensão da diversidade cultural e das competências de comunicação e relação com os outros no mundo atual);
- Diálogo
Inter-religioso (Proposta de reflexão sobre a importância
das convicções religiosas no processo de construção identitária e
enquanto expressão da cultura. Discussão do conceito enquanto
dimensão da interculturalidade);
- Educação
Intercultural para Jovens (Proposta de reflexão sobre a
aprendizagem intercultural - aceitação das diferenças, tolerância,
solidariedade, partilha e cooperação, resolução de conflitos - para
os públicos mais jovens);
- Educação
Intercultural (Proposta de reflexão aprofundada sobre as
dimensões da aprendizagem intercultural como um processo
transformativo das práticas);
- Educação
Intercultural na Escola (Refletir sobre o modo como a
aprendizagem intercultural, enquanto processo transformativo das
nossas próprias práticas, pode ser potenciado em contexto escolar);
- Lei da
Imigração (Apresentar as condições e procedimentos de
entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do
território nacional, de acordo com o constante na Lei da
Imigração);
- Lei da Nacionalidade (Proceder ao enquadramento legal da obtenção da nacionalidade portuguesa);
- Portugueses Ciganos, Cidadania e Interculturalidade (Proposta de análise e compreensão dos processos de inclusão e exclusão dos portugueses ciganos/as, ao longo dos tempos, e partilha de boas práticas e pistas de intervenção com vista a uma maior equidade e coesão social);
- Lei da Nacionalidade (Proceder ao enquadramento legal da obtenção da nacionalidade portuguesa);
- Portugueses Ciganos, Cidadania e Interculturalidade (Proposta de análise e compreensão dos processos de inclusão e exclusão dos portugueses ciganos/as, ao longo dos tempos, e partilha de boas práticas e pistas de intervenção com vista a uma maior equidade e coesão social);
- Potencial
da Diversidade Cultural no Desenvolvimento Local (Mostrar a
importância da interculturalidade no desenvolvimento económico das
localidades).
Descrição da Função
Os/as formadores/as da Bolsa são “embaixadores/as” do ACM,
I.P. aquando da dinamização das sessões de formação/sensibilização
que lhes forem atribuídas.
Cada um/a dos/as formadores/as que compõem esta bolsa é um/a
agente de intervenção social que, por via da formação adquirida,
tem como missão servir de interlocutor/a privilegiado/a no que diz
respeito ao papel do ACM e da sua missão no acolhimento e
integração dos migrantes em Portugal.
As metodologias adotadas na formação baseiam-se na motivação
intrínseca do/a formando/a e na conceção das ações como um espaço
de aprendizagem mútua. Os/as participantes podem experimentar e
comparar diferentes abordagens à problemática interculturalidade e
da imigração em geral, sendo convidados a adotar uma atitude
crítica e reflexiva sobre a sua própria experiência pessoal. São
utilizados um conjunto diversificado de métodos de aprendizagem -
da intervenção plenária aos jogos e simulações, passando por
trabalhos em pequenos grupos - e os/as participantes serão
interpelados/as a fazer uso do seu potencial criativo.
Os/as formadores/as da Bolsa são trabalhadores/as liberais que
colaboram com o ACM mediante os pedidos de realização das ações de
formação.
O ACM,I.P. pretende recrutar formadores/as distribuídos/as por
todo o país.
Localização
As ações de formação realizam-se em todo o território
nacional.
Requisitos dos/as
candidatos/as
Obrigatórios
- Certificado de Competência Pedagógica (CCP);
- Experiência profissional na Formação de
Adultos;
- Experiência profissional em uma ou mais das
seguintes áreas: migrações, cidadania, interculturalidade, direitos
humanos, gestão da diversidade, legislação sobre imigração, saúde
da população migrante, religiões, metodologias de educação não
formal;
- Excelente capacidade de expressão, comunicação
e gosto por relações interpessoais, particularmente em contexto de
formação;
- Situação regularizada junto da Autoridade
Tributária e da Segurança Social em Portugal;
- Flexibilidade horária.
Preferenciais
- Grau de Ensino Superior (bacharelato,
licenciatura), preferencialmente, nas seguintes áreas: Ciências
Sociais e Humanas; Ensino / Ciências da Educação; Ciências
Políticas; Direito. Formação específica nas áreas identificadas
anteriormente;
- Domínio das TIC sobretudo em processos de
ensino-aprendizagem;
- Capacidade e interesse de conviver e trabalhar
com outras pessoas, em meios multiculturais;
- Capacidade de adaptação e tolerância à
ambiguidade;
- Espírito de cooperação, abertura, capacidade de
negociação e gestão de conflitos;
- Autonomia, criatividade, proatividade;
- Disponibilidade de deslocação;
- Disponibilidade para participar no processo de
formação inicial intensiva (previsivelmente de 3 dias).
Processo de Candidatura
Os/as interessados/as deverão preencher o formulário, até o dia 30 de março de 2018.
Não serão
aceites candidaturas através de Curriculum Vitae.
Não serão
consideradas candidaturas que não cumpram os requisitos
obrigatórios.
Para informações
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