Ação de formação em Scratch – Computação Criativa.

24-03-2014

Esta iniciativa é promovida pelo Programa Escolhas no âmbito dos Workshops Temáticos associados aos 10 Anos de Inclusão Digital.

Na sequência do levantamento de necessidades formativas (em curso), foi desenhada uma sessão destinada, preferencialmente aos monitores dos Centros de Inclusão Digital e aos técnicos dos projetos locais, responsáveis pela dinamização do espaço CID. 

O “EduScratch” é um projeto do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e está integrado nos projetos da Direção Geral de Educação (DGE) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. 

O Scratch é uma linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), possibilitando a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.

Com o Scratch é possível misturar de formas criativas, diferentes tipos de ficheiros de media (gráficos, fotos, músicas, sons, entre outros). 

A realização deste workshop em abril, assume um carácter estratégico, pois antecede a comemoração do “International Scratch Day”, evento no âmbito do qual teremos a oportunidade de partilhar os trabalhos e projetos locais realizados a este nível por parte dos nossos projetos.

Datas e locais de realização:

LISBOA
Data: 1 de abril de 2014
Horário: 10h00 – 17h30 | Pausa para almoço (livre): 13h00 às 14h30
Local: Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI)
Endereço: Rua Álvaro Coutinho, nº 14 - 16 - 1150-025 Lisboa

PORTO
Data: 4 de abril de 2014
Horário: 10h00 – 17h30 | Pausa para almoço (livre): 13h00 às 14h30
Local: Instituto Português da Juventude (IPDJ)
Endereço: Rua Rodrigues Lobo, nº 98 – 4150-638 Porto

Requisitos de participação:
a) Preferencialmente aceitaremos a inscrição de 1 participante por projeto/entidade; As inscrições estão limitadas ao número de 22 participantes por sessão.

b) Será desejável que, os participantes que tenham essa possibilidade, possam trazer o seu computador portátil para esta ação, pré-instalando para o feito o programa SCRATCH, o qual pode ser descarregado aqui:http://kids.sapo.pt/scratch/download

Processo de inscrição:
Os interessados deverão efetuar as inscrições para a ação de Lisboa, até às 10h, do dia 31 de março e para a ação do Porto, até às 10h, do dia 3 de março, através do seguinte formulário online: http://bit.ly/1ghLvlv 

Todos os inscritos receberão no dia antes da ação, um email a confirmar a aceitação da sua inscrição. 

Para questões relacionadas com esta ação, poderão articular com o Programa Escolhas, através do email paulov.consultores@programaescolhas.pt ou do contacto telefónico: 218 103 060.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário