Projecto Basto Jovem apoia Férias em Acção – O despertar da criatividade

12-04-2011

Até 21 de Abril, em pleno período de férias escolares, a Praça da República em Cabeceiras de Basto será transformada num cenário de criação e experimentação artística.

Povoada por diferentes espaços (oficinas) dedicados às crianças e jovens interessados no desenvolvimento da criatividade, a Praça da República estará dividida em três espaços: um para aulas de dança e movimento, outro para criação de fantoches e marionetas e outro ainda dedicado a jogos dramáticos e construção de histórias.

A organização desta iniciativa é da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Empresa Municipal Emunibasto, através do Projecto Basto Jovem, do Centro de Teatro da C.M. de Cabeceiras de Basto e do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.

Os interessados em participar nestas actividades poderão inscrever-se no Mercado Municipal. Os participantes inscritos serão divididos em equipas e por idades e terão a oportunidade de percorrer todos os espaços criativos, realizando e experimentando diferentes vivências e experiências artísticas.

Cada uma das actividades tem a duração de 50 minutos e pretende-se, no final do programa, que os participantes possam apresentar os resultados finais desta experiência.

Das actividades a dinamizar, destacamos as seguintes:

- Dança e movimento

- Jogos dramáticos

- Construção de objectos poéticos

- Brincando a contruir personagens

- A construção do conto e dramaturgias

- A máscara e o figurino

- Histórias da história do Teatro

- Ler i interpretar

- Cantigas e lenga-lengas

- Teatro no espaço público

- Transformação plástica da Praça numa instalação teatral

Durante as actividades, que decorrem entre as 14h 30 e as 17h 30, os participantes serão acompanhados por monitores e assistentes especializados, realizarão diferentes actividades artísticas que pretendem divertir, exercitar a criatividade e, ao mesmo tempo, desenvolver importantes componentes educativas tais como a concentração, coordenação motora, relaxamento, gosto pela leitura e pelas artes, comunicação e sociabilização.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário