Programa da festa de Natal do Escolhas – dia 15 de Dezembro em pelas 14h30, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco

07-12-2010

A iniciativa terá a duração aproximada de duas horas  e contará com a participação de nove projectos culturais dinamizados no contexto do Programa Escolhas, seleccionados através do Concurso de Talentos que foi lançado a todos os projectos.

Cada projecto pode participar com, no máximo, 5 jovens entre os 10 e os 15 anos e um técnico. Poderá haver ainda a possibilidade de existirem suplentes.


 PROGRAMA

 

13h00m – Chegada de Participantes

 

13h30m – Recepção/Check-in

Decoração da Árvore de Natal Escolhas 2010 com os adereços elaborados pelos jovens Animação de Boas-Vindas no 2º Foyer do Cine-Teatro

 

14h30m- Início da Festa de Natal do Escolhas

Boas Vindas dadas pela apresentadora: Cláudia Semedo

 

14h40m – Discurso de abertura pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, e pela Coordenadora Nacional do Programa Escolhas, Rosário Farmhouse

15h00 - “Mãos ao Ar” – Projecto Pular a Cerca II na Compª do Rugby (Porto)


No âmbito do Projecto “Pular a Cerca”, situado no Cerco do Porto, com cerca de 70 participantes, fruto de uma parceria entre os Batucada Radical, os New Generation, com a Banda da PSP e Casa da Música do Porto, com idades compreendidas entre os 8 e os 60 anos, temos um Projecto Comunitário de Música e Dança irreverente e inovador.

15h10 - “Ódio&Mel” – Projecto Trampolim (Coimbra)

Ambos com 17 anos, com várias participações a nível nacional e internacional, provenientes do Projecto Trampolim, de Coimbra, trazem-no  o som do flamenco Moderno, com duas guitarras flamencas e uma caixa flamenca.  

 15h20 – “Colective Shadow” -  Projecto Vida a Cores (Castelo Branco)

Do projecto anfitrião, Vida a Cores, iniciado em Janeiro deste ano, com idades entre os 8 e os 15 anos, irão procurar através de imagens formadas pela ausência parcial da luz, proporcionadas pela existência de um ou mais obstáculos, despertar analogias sociais, situações ou memórias colectivas nunca experienciadas, guiadas por ambientes sonoros.

 15h35 –  “Misturas Africanas” – Projecto Lideranças (Lisboa)

Um projecto iniciado há mais de quatro anos pelas jovens que ainda hoje lideram o grupo de dança “Misturas Africanas”, constituído por onze elementos com o objectivo de desenvolver suas capacidades de expressão corporal através de diferentes estilos urbanos: hip hop, kuduro, kizomba, dekalé, tradicionais africanas e fusão europeia. Desde então que os Projectos Juntos Construímos Mais (E3G) e Projectar Lideranças (E4G) têm apadrinhado o grupo com a disponibilização de um técnico que o acompanha e na criação de condições para o desenvolvimento de suas actividades.

15h45 –  “Txabetinhas”- Projecto Escolhas Saudáveis (Lisboa)

Vindo do Escolhas Saudáveis, Rio de Mouro, existe um grupo de nome Txabetinhas, composto por raparigas dos 7 aos 15 anos, que praticam uma das tradições culturais CaboVerdeanas - Batuco (Percursão, cântico e dança). Surgiram então neste grupo dois talentos com uma grande capacidade artística para cantar. Estas jovens procuraram então novos conhecimentos nesta área, através de aulas de voz, reflectidas numa apresentação sem igual.

16h00 – “Fly Guitars” – Projecto Puerpolis (Guimarães)

Com a criação da oficina de Música e Dança, rapidamente surgiu um grupo de jovens bastante motivado e com grande interesse pela área da música, nomeadamente no que respeita a aprender a tocar guitarra. Assim nasceram os Fly Guitars, nome escolhido pelo próprio grupo, que tem vindo a dar mostras cada vez mais evidentes do seu talento e da sua motivação para a música, tendo inclusive criado o seu próprio original, intitulado “ Não Sei”,  inspirado na dificuldade que os jovens hoje em dia têm em definir o seu caminho. Apesar de novo, o grupo participou já em alguns eventos onde puderam demonstrar o trabalho que têm vindo a realizar, nomeadamente: em Briteiros, S. Salvador (III Feira Gastronómica Intercultural;); em S. Torcato (Feira da Terra;) e no Largo da Oliveira em Guimarães (Estafeta da Luta contra a Pobreza e Exclusão social).

 16h10 – “Sol & Lua” – Projecto Agora! (Odemira)

 Novamente um projecto iniciado nesta quarta geração do Programa Escolhas, vindo de Odemira, este projecto consiste numa jovem potencial cantora que é acompanhada por duas vozes de coro, e um técnico de som, reproduzindo um projecto verdadeiramente multicultural.

 16h20 – “Grupo de Percussão do Projecto t3tris” (Braga)

Chegados de Braga, com idades entre 7 e os 14 anos, trazem-nos a música através da percussão, acompanhados pela gaita-de-foles e uma guitarra, este

grupo consegue verdadeiramente mexer com os sentidos.

 16h30 – Coro ACIDI

17h00 – Encerramento da Festa

 Saida com Distribuição das prendas e dos lanches

Comentários

    Inserir Comentário

    Comentários (1)

    henrique marques 2010-12-17 21:19:09

    o progecto de odemira, para mim foi o melhor... a rapariga estava adoentada, mas arriscou e adorei cantar... nao sou so eu que tenho esta openiao mas tb várias pessoas de braga... simplesmente adorei ela tera um grande futuro amei ja agora qual e o nome da rapariga?