Mulher do Ano nos Emirados Árabes Unidos é uma portuguesa fundadora de projecto contra a pobreza

26-01-2010

Maria da Conceição é uma hospedeira de bordo de 32 anos, nascida em Vila Franca de Xira, que trabalha para a Emirates Airlines e vive no Dubai há seis anos. Em 2005, numa escala de 24 horas que fez a Dhaka, capital do Balngladesh, sentiu “um grande choque” com a pobreza que encontrou e decidiu que tinha que fazer alguma coisa para auxiliar as crianças, pois como explica “não era possível virar as costas“. Escolheu um dos muitos bairros pobres da região e começou a dedicar o seu tempo livre à constituição de um grupo de ajuda humanitária.

O seu lema é "quebrar o ciclo de pobreza" nos subúrbios da capital do Bangladesh e retirar as crianças das ruas. O projecto Dhaka, actualmente uma ONG (organização não governamental) arrancou com 39 crianças, mas actualmente tem sob sua protecção 600 crianças a quem garante casa, alimentação, vestuário, cuidados médicos e educação. Em dois anos, mais de 40 famílias estavam em condições de abandonar os bairros pobres da periferia de Dhaka.

A dimensão do projecto levou a que a sua gestão fosse assumida pela Rural Services Foundation. Maria vê os vários prémios que já ganhou pelo seu trabalho, entre os quais se conta o European Union Woman’s Inventors and Innovators Network, em 2007, como oportunidades que tornam mais visível o seu trabalho e o ajudam a obter mais apoios. A próxima etapa vai ser abrir um orfanato no Brasil.

 

Para conhecer mais sobre este projecto veja o vídeo ou visite o blogue.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário