Delegação Russa visita o Geração Cool

16-04-2007

No passado dia 28 de Março, a equipa do Projecto Geração Cool (Almada) recebeu nas suas instalações a visita de um grupo da delegação russa da República de Khakassie.

"O principal objectivo da visita foi, sobretudo, a criação de um centro de recursos e programa de formação contínua de trabalhadores sociais naquela República da Federação Russa, inscrita numa lógica de transferência de "know-how" neste domínio. Na verdade, aquela República depara-se com a ausência de quadros em intervenção social com formação de base nesta área, sendo os actuais "trabalhadores sociais" antigos quadros PCUS, das Forças Armadas da URSS, de outras profissões sociais em crise de emprego, como professores. Esta república enfrenta, igualmente, uma complexa situação social com problemas muito graves de desemprego, vulnerabilidade social e exclusão de jovens, adultos e idosos.

Nesse sentido, a pedido da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, foi solicitado uma visita ao Programa Escolhas e a um dos seus projectos financiados.

A visita consistiu numa breve apresentação da dinâmica do projecto e do território de implementação. Foi inicialmente apresentado o Modelo de Acompanhamento e de Avaliação do Programa Escolhas, pelo Coordenador da Zona Sul e Ilhas, Dr. Pedro Calado, de seguida apresentado o Projecto Geração Cool, pelo Coordenador do Projecto, Dr. Nuno Cristóvão, e, por fim, o modelo de Formação Contínua dos Coordenadores, apresentado por um elemento da Equipa de Formação, Dra. Sandra Mateus. As referidas apresentações tiveram a preciosa colaboração de Natalia Tarasenko, elemento da equipa do ACIME, natural da Rússia, que teve o papel de tradutora nas respectivas apresentações.

Durante as apresentações houve momentos para reflectir sobre determinados aspectos da intervenção social. A equipa do projecto espera que esta visita se tenha tornado num momento de aprendizagem e que tenhamos contribuído, em parte, como uma experiência de boa prática no que se refere ao trabalho com os jovens.

Por fim, foi tirada uma fotografia de grupo entre as diferentes equipas, para mais tarde recordar..."

Nuno Cristóvão, coordenador do projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário