Trilhar nas Férias…

24-04-2007

No âmbito da actividade "Trilhar nas Férias", alguns jovens afectos ao Projecto No Trilho do Desafio (Sesimbra) participaram, no passado dia 28 de Março, numa sessão de Espeleologia.

Esta palavra complicada e que não é do conhecimento de todos tem dois sentidos: o primeiro e o mais lato define-a como a ciência que estuda as grutas em toda a sua plenitude, o outro assenta na actividade de explorar as grutas como forma de turismo, na qual se aprende as várias técnicas de progressão no interior de cada gruta (técnicas espeleológicas).

Desta vez, tivemos a oportunidade de explorar a Gruta da Furada situada na Serra da Azóia no concelho de Sesimbra. Pudemos contar com o apoio técnico do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA), nomeadamente com o seu presidente Francisco Rasteiro e o Professor João dos Santos. Como participantes tivemos sete dos nossos destinatários, um técnico, uma estagiária do Curso Profissional de Animação Sociocultural e a Maggy, uma cadela espeleóloga. Esta designação da Maggy assenta em factos reais pois ela, incrivelmente, usa técnicas específicas da espeleologia para progredir no interior das grutas. Sendo a autarquia local uma das nossas parceiras efectivas, o NECA realiza esta actividade para o "No Trilho do Desafio" a custo zero, devido ao protocolo que mantém com a Câmara Municipal de Sesimbra.

Esta actividade teve como principais objectivos dar a conhecer riquezas naturais do concelho aos jovens participantes, sensibilizando-os para a preservação dos mesmos; estimular o interesse destes jovens para esta actividade específica; utilizar os conhecimentos adquiridos pelos destinatários ao longo dos períodos lectivos anteriores no que diz respeito a técnicas de rappel e escalada; estimular competências pessoais e sociais como a perseverança, confiança mútua, respeito pelo ritmo do próximo e cooperação. O presidente do NECA percebeu um interesse extremo destes jovens para a exploração das grutas e sugeriu agendarmos mais duas actividades no sentido de estimular ainda mais os interesses dos nossos SpeleoKids!

Equipa do projecto

Veja as imagens desta iniciativa em:

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário