Um dia na Mata da Machada

30-04-2007

Sobreiro solitário
"Tás" muito sozinho
Concedo-te o nome de Mário
Porque és muito engraçadinho

(Escrito por Rafael Sardo/13 anos, na "Caça ao Tesouro" do Projecto Experiment@rte - freguesia do Alto do Seixalinho - Barreiro)

O Projecto Experiment@RTE (freguesia do Alto do Seixalinho - Barreiro) organizou nas férias da Páscoa uma actividade de exterior, denominada: "Gincana na Mata da Machada".

O dia ameaçava chuva mas o grupo (de oito elementos) não desistiu e às 8h30 já estava à espera em frente ao Espaço Família, apesar de termos marcado o encontro para as 9h e 45m.

Seguimos para o local da actividade de transportes públicos, na primeira descoberta do dia, pois apesar de viverem no concelho, muitas das crianças nunca tinham ido à Mata da Machada.

Inicialmente estavam previstas actividades apenas para o período da manhã e almoço, mas o gosto pela descoberta de um mundo novo de brincadeiras alargou o dia até às 17h30.

No jogo da caça ao tesouro as equipas tinham que percorrer um trilho e superar diversas provas para aceder ao prémio final. Foram as provas de poesia e mensagem codificada que mais nos surpreenderam, pela criatividade demonstrada e facilidade com que foram ultrapassadas.

No jogo do assalto ao castelo, após um momento inicial de desorientação, surpreendeu-nos a facilidade com que foram apreendidas as estratégias de grupo para defesa do seu castelo; a persistência e trabalho de observação, bem como a resistência física.

O resultado final foi cansaço, caras e roupas sujas e muita diversão.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário