Encontro Temático “Educação Formal e Comunidades Ciganas”

07-05-2007

Tendo como cenário a EB1 de Sobral da Adiça ,juntaram-se, no passado dia 18 de Abril, a convite do Projecto Encontros (Moura), professores e técnicos de instituições que intervêm com as comunidades ciganas.

Nesta escola, como noutras do nosso concelho, os meninos provenientes das comunidades ciganas representam aproximadamente 40% dos alunos. Partindo da constatação de que nestas comunidades o absentismo e abandono escolar precoce é mais elevado, tentou-se perceber como se pode conceber uma intervenção interinstitucional e intersectorial para actuar nessa área.

Começámos com um jogo de cartas com a metáfora do acolhimento/inserção das pessoas com diferentes regras culturais, um exemplo de como a união do lúdico ao pedagógico e à reflexão pode ser uma mistura poderosa.

Neste encontro, contámos com a presença do Prof. Fernando Moital, da Associação Terras Dentro, dinamizador da Escola do Castelo, que trouxe em DVD um excerto das suas actividades com a comunidade cigana da Vidigueira. "Porque ir à escola?" foi o tema apresentado.

Do Pólo 3 de Serpa veio a Prof. Isabel Estevens, que participou no Projecto Nómada e nos contou os frutos da colaboração de diversas entidades do Concelho de Serpa, através da constituição dum grupo temático de trabalho multidisciplinar no último ano lectivo.

Para além desta disseminação de boas práticas tivemos ainda lugar para reflectir sobre aquilo que já é feito no nosso concelho com sucesso e sobre o lançamento de sementes inovadoras que podem fazer a diferença.

Prometida ficou a continuidade destes encontros, para a verdadeira constituição de um rede informal de instituições que trabalham com as comunidades ciganas no concelho de Moura.

Como desafio, no próximo encontro, em Junho, espera-se construir conjuntamente uma compilação de boas práticas e/ou um conjunto de sugestões que possam servir as nossas escolas numa perspectiva de educação intercultural.

Cláudia Guerra, coordenadora do projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário