De Moura a Caxias… uma viagem cheia de aventuras e descobertas
Mesmo antes da comemoração da Festa de Moura, 5 jovens de Moura (Projecto Encontros) foram passar alguns dias em Caxias, concelho de Oeiras, perto de Lisboa.
Descobrindo o comboio da linha de Cascais
Foram acolhidos por uma associação local de promoção da dança e expressão artística, e de descoberta das raízes culturais africanas de crianças e jovens: a Batoto Yetu Portugal - "as nossas crianças" em crioulo.
O local onde fomos recebidos era o espaço do projecto AfriCÁ - Asas e Raízes. Os jovens dormiram na sala de dança, o que muito terá agradado aos mais vaidosos, pois estava cheia de espelhos… No mesmo espaço podiam aceder ao espaço Internet e principalmente estabelecer contactos com os jovens que ali residem.
Foram dias em que partilha e a interculturalidade foram palavras de ordem.
Pela mão de jovens da mesma idade do Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, tiveram oportunidade de conhecer a zona a partir de um peddy paper nocturno.
Mas como nesta época do ano o que mais apetece mesmo é refrescarmo-nos, foi o que aconteceu em várias praias da linha de Cascais e até numa piscina de água salgada.
Um dos dias foi passado em Belém, onde houve muitas descobertas, desde logo andar num comboio suburbano, depois conhecer o Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos… E, é claro que algum tempo foi dedicado à pura diversão nos jardins de Belém, com recurso a alguns jogos! Nesse dia houve ainda tempo para uma ida ao teatro.
Para além da mais-valia que foi este contacto com um contexto social e cultural diferente, foi muito benéfica a partilha prolongada no tempo. Os jovens que nos receberam em Caxias, quinze dias antes, tinham nos vindo visitar a Moura e, nesta altura, foram os jovens do Projecto Encontros os anfitriões e especialistas do território.
Agora a situação reverteu-se, com a vantagem de que já se conheciam e puderam ainda aproveitar mais da oportunidade e do grupo. Parece-nos que esta é uma óptima forma de promover a educação para a interculturalidade, ao mesmo tempo que facilitamos o acesso a férias a jovens que habitualmente não têm essa possibilidade.
Com certeza, para o ano, repetiremos a experiência!
Projecto Encontros
Comentários
Ainda não há comentários. Insere o teu comentário