Programa Escolhas é destacado como boa prática no trabalho com “Jovens em Ri

12-09-2008

O Programa Escolhas (PE), integrado no Alto-comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, e tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, é mencionado no primeiro "Relatório Internacional sobre Prevenção da Criminalidade e Segurança Comunitária: Tendências e Perspectivas", produzido pelo International Centre for the Prevention of Crime (ICPC), como uma boa prática na vertente do trabalho com "Jovens em Risco". Este relatório foi apresentado no dia 9 de Setembro, em Montreal (Canadá).

Salientou-se, como aspectos mais inovadores do PE, a sua lógica de intervenção integrada e multidimensional, fortemente alicerçada na mobilização efectiva da sociedade civil nas comunidades mais vulneráveis.

É ainda salientada a mobilização dos jovens para práticas de cidadania activa e de filiação às comunidades de pertença, bem como o trabalho desenvolvido na inclusão escolar e educação não-formal, formação profissional e empregabilidade, participação cívica e comunitária e inclusão digital.

O ICPC é um fórum internacional que visa a produção e partilha de conhecimento entre os governos nacionais, autoridades locais, agências públicas, instituições especializadas e Organizações Não Governamentais, com vista à melhoria das políticas e dos programas que promovem a prevenção da criminalidade e a segurança nas comunidades.

O relatório disponibiliza aos decisores políticos, técnicos, membros da sociedade civil e investigadores, uma análise exaustiva da situação relativa à prevenção da criminalidade e à segurança nas comunidades em todo o mundo. No compêndio de boas práticas, que visa inspirar os agentes globais, são destacadas experiências de sucesso na América do Norte, Europa, África, Caribe, América Central e do Sul, Oceânia e Sul da Ásia.

O relatório e o compêndio de boas práticas estão disponíveis no site do ICPC em http://www.crime-prevention-intl.org.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário