O livro como ponto de contacto

15-09-2008

Uma vez por semana, durante todo o verão, o Centro de Recursos Itinerante - CRI do Projecto Encontros (Moura) levou a passear as suas "caixas azuis", cheias de livros, nas aldeias do Sobral da Adiça e da Póvoa de São Miguel.


As crianças abrangidas pelo Projecto Encontros

Já o sabemos, estão aí muitos livros infantis, dos quais o favorito, quase unânime é o livro dos macacos e dos tubarões - Nhac Nhac Nhac que rico petisco. Mas as bibliotecas de rua são também momentos privilegiados para adultos se aproximarem da leitura, quer tenham costume de ler livros ou não. Muitos destes momentos são colectivos: várias pessoas à volta de um livro de fotos da região, à procura de algum conhecido, é a situação mais comum.

Assim, durante o verão, o CRI adquiriu revistas, livros de fotos e de pedagogia, de informação sobre a cultura cigana d’aqui e de fora…

De totalmente estranho há alguns meses atrás, o livro passou agora a um elemento habitual. E alguns pais que vêm livros encorajam os filhos a lerem, o que contribui para o seu sucesso escolar… Mais directamente, com estas sessões procura-se levar algum conhecimento e, através disso, competências, às famílias.

Os livros que têm mais sucesso são sempre os livros ilustrados sobre o nosso local (Moura), encontro das nossas culturas, cigana e não cigana. São sempre o início de conversas sobre antigos ofícios e antigos costumes, enfim, sobre o passado, que permite perceber algumas situações actuais. O contacto entre pessoas, entre culturas, é favorecido pelo intermédio do livro. Surpreendentemente, isto acontece a maioria das vezes com pessoas que não sabem nem ler nem escrever!

Mas para além disso, durante o verão inteiro o Projecto Encontros manteve a sua presença nas duas aldeias onde intervém durante o ano lectivo.

Na Póvoa de São Miguel, o Centro de Inclusão Digital - CID facilitou este contacto permanente entre o projecto e as comunidades graças à sua abertura contínua e com um horário adaptado.

Assim, os utentes entre os 10 e os 15 anos tiveram acesso a várias actividades, todas a volta de temas semanais relacionados com a actualidade do verão (o Euro, o dia mundial do Rock, os Jogos Olímpicos). Jogos, pesquisas, realização de trabalhos… Os jovens puderam descobrir e explorar a temática e aprofundarem as suas competências em informática.

Além das actividades desenvolvidas no CID da Póvoa, também decorreram, semanalmente, sessões de bibliotecas de rua na Póvoa e no Sobral.

Fomos então recolhendo alguns testemunhos dos utilizadores das "caixas azuis" sobre as actividades de verão:

O Mário (8 anos), o Valter (7 anos) e o Martinho (8 anos) da Póvoa de São Miguel declararam: "Gostamos de pintar, gostamos de ler e de ver os livros. E há aí muitos livros. Também gostamos de jogar aos computadores. Eu não gosto de alguns livros. Só gosto de livros de cavalos, de tubarões, de leões, de carroças, de vacas e de ouriços".

A Dina (8 anos, Póvoa): "O meu livro preferido é Mais uma ovelha, porque é muito engraçado. Eu gosto de fazer desenhos, de ir às compras com a minha mãe a Moura. Queria ir à piscina, e passar os anos no Algarve. Gostaria de ir todos os dias aos computadores."

A Lélia (8 anos, Póvoa): "Gosto de ir a escola de fazer os trabalhos de casa. Gosto de ver os livros, de pintar, de jogar aos computadores e de ver os retratos."

A Raquel (10 anos) e a Ana Manuela (11 anos), do Sobral da Adiça, disseram: "Gostamos de ver os livros, fazer desenhos, pintar e tirar retratos. Os nossos livros preferidos são: Onde está o Wally?, Agora não Duarte, e o dos elefantes".

A Cesaltina (8 anos, Sobral) disse: "Não gosto muito de livros, mas gosto muito de Nhac Nhac Nhac que rico petisco e daquele onde procuramos o homem. Mas gosto de pintar, desenhar, brincar e tirar retratos"

Para o Hélio (8 anos, Sobral): "No verão, gosto de brincar com as minhas primas e os meus primos. Gosto de livros, os meus preferidos são o dos macacos e o dos coelhos."

Já, o José do Carmo (7 anos, Sobral) disse: "Eu gosto mais é de fazer letras"

Outro José, o José Pedro (6 anos, Sobral) confessou: "Gosto de jogar à bola. É o dos póneis o livro que prefiro. Gosto de praticar as letras e os números."

A Natanaela (12 anos, 5º ano, Sobral) referiu: "Gosto de jogar aos jogos do CRI. Gosto de ler o livro do Gaspar, do Noddy, onde está o Wally, os Póneis, Asterix… Também gosto muito do livro da Princesa que queria ser Rei, aquele é muito fixe. Enfim, eu gosto de fazer tudo!"

E a Débora (13 anos, Sobral) concluiu: "Eu gosto muito quando a ADCMoura vem jogar connosco. O meu livro preferido é o Noddy, e também o Gaspar."

Com o ano lectivo a reiniciar, o projecto voltará também a escola, com as suas actividades de animação de recreios. Reencontraremos a maioria destas crianças e jovens aí, para outros momentos de leitura, partilha, sorrisos, brincadeiras, conversas…

O projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário