Actividade 'Segurança Participada' em conjunto com a PSP

24-02-2009

No dia 19 de Dezembro de 2008, o Projecto Centro Lúdico-Pedagógico das Manteigadas (CLPM) e a PSP - Esquadra da Bela Vista - Setúbal, realizaram em conjunto uma actividade denominada Segurança Participada. Participaram nesta, 16 crianças/ jovens destinatários do nosso projecto.


Crianças e Jovens vestem farda de agente policial e participam em actividade

A excitação foi muita, desde a organização até à realização da actividade.

As crianças e jovens vestiram a farda de agente policial e, desde esse momento, demonstraram muita alegria e motivação em participar, desvelando um comportamento adequado e muita curiosidade em aprender.

A actividade consistiu em realizar uma operação STOP na Praça de Portugal em Setúbal. Antes desta, a Sub-Comissária da PSP, Maria da Luz, esteve reunida com as crianças e jovens e explicou como iria e deveria decorrer esta actividade. Para tal, cada agente adulto fazia-se acompanhar por 2 "pequenos agentes" e cada grupo situava-se em pontos específicos da Praça de Portugal. Muitos carros foram mandados parar e, é de salientar que alguns condutores, ao se aperceberem de que se tratavam de crianças, eles próprios se ofereciam para parar e ser alvo da operação que estava a decorrer.

As crianças e jovens desempenharam na perfeição a sua tarefa e, no final, tivemos a confissão de um jovem que nos disse que gostava de ser polícia. No término desta actividade, a próxima acção seria deslocarmo-nos à Casa dos Professores - Lar de 3 ª Idade com o intuito de oferecermos um lanche aos idosos. E assim foi, no lanche, oferecemos bolos que haviam sido confeccionados pelas mães das crianças e jovens, no ateliê de culinária que decorreu nas actividades dos Escolhas de "Portas Abertas". O caminho percorrido desde a Praça de Portugal até à Casa dos Professores, foi feito nos carros de polícias e em marcha de emergência. Tal acontecimento provocou grande excitação entre as crianças e jovens. O lanche com os idosos decorreu com grande naturalidade e civismo. As crianças e jovens foram educadas e respeitaram o espaço onde estavam e as pessoas com quem estavam.

Foi mais um dia diferente e gratificante na vida destas crianças/ jovens para os quais este projecto trabalha todos os dias.

A Equipa do CLPM

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário