Especial Férias da Páscoa

09-04-2009

Durante as Férias escolares da Páscoa, de 30 de Março a 10 de Abril, o Programa Escolhas tem proporcionado alguns momentos lúdicos, de âmbito cultural, artístico e desportivo, que possibilita aos jovens dos projectos Escolhas, o contacto com novas realidades e experiências, o desenvolvimento de competências técnicas e sociais e o reforço do interesse por este tipo de actividades.

Workshops na Zona Norte

Os workshops de Páscoa tiveram início, na Zona Norte, no dia 30 de Março.

Sob o tema "Escolhas na Primavera", esta zona tem proporcionado aos seus participantes diferentes e divertidas actividades!

Entre estas, a equipa de comunicação do Programa Escolhas visitou, no dia 2 de Abril, os workshops de cinema e fotografia, que aconteceram no Instituto Português da Juventude, no Porto; uma oficina de percussão, oferecida pelo grupo de percussão "Batucada Radical" (do Projecto Terço em Movimento - Porto) e um intercâmbio desportivo no Areinho (em Oliveira do Douro).


Workshop de cinema


Oficina de percurssão


Workshop de fotografia


Intercâmbio desportivo

O workshop de cinema teve a duração de uma semana, contou com a participação de jovens dos projectos Metas, Raiz, Pular a Cerca II (do Porto) e Gaiato Escolhe (de Penafiel). No final, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar publicamente a curta-metragem que produziram no workshop, nas instalações do Clube Literário.

A oficina de percussão dinamizada pelo Projecto Terço em Movimento, decorreu durante três dias (duas horas por dia) e contou com a participação, no primeiro dia, de 26 jovens dos projectos Puerpolis (Guimarães) e Mais Jovem (Vila Nova de Gaia). No segundo dia esta oficina contou com a participação de 12 jovens dos projectos Poder para Reagir e Acreditar (do Porto) e Gaiato Escolhe (de Penafiel). No último dia, 22 jovens, dos projectos Puerpolis, Contigo Vais Longe (Recarei) e Crescer e Saber (Porto), também participaram nesta oficina.

No intercâmbio desportivo, o desporto escolhido para a tarde do dia 2 de Abril foi o basebol. Neste, participaram jovens dos projectos Desafios (Oliveira do Douro), Saber Viver (Porto), Pertencer Participando (Trofa) e Mais Jovem (Vila Nova de Gaia).

Workshops na Zona Sul e Ilhas

Na Zona Sul e Ilhas os workshops de Páscoa também tiveram início no dia 30 de Março.

Tendo como temática de base a importância de reciclar e reaproveitar os diferentes desperdícios dos materiais utilizados no quotidiano, a proposta que esta zona lançou aos seus destinatários esteve assente na construção de esculturas e "ecobrinquedos" feitos com materiais e objectos reutilizados.


Jovem participa no workshop


Pedro Calado e Rosário Farmhouse
também aprendem a "recriar"


Jovens mostram o carrinho que criaram!


Bonecas que foram criadas na oficina

Assim, de 30 de Março a 8 de Abril, foram dinamizados workshops, com a duração de um dia, em diversas localidades da zona sul, de modo a atingir o maior número de participantes de projectos Escolhas localizados nesta zona. A dinamização destes Workshops está a cargo da "Oficina reCriativa". Os técnicos dos projectos Escolhas que estão a participar, bem como os jovens, têm vindo a incorporar estas aprendizagens para depois transmitirem aos demais participantes de cada projecto. O objectivo é aprender e replicar!

A Coordenadora Nacional do Programa Escolhas (PE), Rosário Farmhouse, o Director Executivo do PE, Pedro Calado, e a equipa da comunicação do PE estiveram presentes no workshop realizado no Barreiro, no dia 6 de Abril, onde puderam ver de perto o que os jovens dos projectos Cidade Jovem, Experimentarte, Educarte (localizados no Barreiro) e No Trilho do Desafio (localizado em Sesimbra), estiveram a aprender!

Workshops na Zona Centro

Na Zona Centro a actividade proposta para as férias da Páscoa foi a "Residência Artística Kova M". Nesta "residência" localizada no Alto da Cova da Moura (Amadora), 15 jovens (11 rapazes e 4 raparigas) têm a possibilidade de aprender e criar música, no Estúdio de Gravação da Cova da Moura, durante uma semana (de 6 a 10 de Abril).


Jovem escreve letra para a música


Jovens ensaiam a música


Jovem grava a música


Rosário Farmhouse com o Coordenador da Zona Centro, Jorge Nunes, em visita ao estúdio

O estúdio está a cargo da Associação Cultural Moinho da Juventude, entidade promotora do Projecto Escolhas localizado neste bairro, "Nu Kre Bai Na Bu Onda", e esta residência acontece das 10h00 às 19h00. Durante estes dias, os jovens estão a aprender todo o processo de produção de um disco (CD), desde escrever as letras e compor as músicas, até ensaiar e gravar. Para além disso, toda a experiência está a ser documentada, de modo a ter, posteriormente, um DVD com o making off desta iniciativa.

Os projectos que estão a participar são: "Nu Kre Bai Na Bu Onda", "Loja Mira Jovem" e "Anos Ki ta Manda" (da Amadora), "Construindo Novas Cidadanias", "Esperança" e "Juntos Construindo Mais" (de Loures) e "Da Escola à Comunidade" (da Outurela-Portela, Lisboa).

No dia 7 de Abril, a Coordenadora Nacional, o Director Executivo e a equipa de comunicação do Programa Escolhas visitaram, também, a "Residência Kova M".

Poderão acompanhar todos os momentos desta residência em: http://residenciakovam.wordpress.com/

Comentários

    Inserir Comentário

    Comentários (1)

    Carla Amorim 2011-03-17 15:49:01

    Nos somos uma ipss gostaria de saber se tem algumas atividades para jovens dos 10 aos 15 anos, nas ferias da pascoa. Aguardo resposta