O “Porto Seguro” em 2008

11-04-2009

No dia 7 de Novembro de 2008 o Projecto Porto Seguro (Açores) fez-se representar por seis jovens no "II Torneio de Matraquilhos" realizado na Vila das Capelas, pelo projecto Novos Rumos.


"II Torneio de Matraquilhos"

Foram inscritas três equipas do projecto. Por haver muitas inscrições, e não haver possibilidade de realizar todos os jogos, estes foram transferidos para o dia 21 de Novembro.

As três equipas do Porto Seguro fizeram-se representar muito bem, tendo uma chegada às quartas de final e outra à final, ficando em 2º lugar.

Foi com muita alegria que os jovens participaram neste torneio, ficando notória a satisfação geral dos jovens e monitores.

Desfile de Moda


Jovens desfilam...

No dia 13 de Dezembro de 2008, o Projecto Porto Seguro organizou um desfile de moda no Cine - Teatro "Miramar". Este evento inserido na segunda edição do "Escolhas de Portas Abertas", contou com a colaboração da "Jampa", loja esta que tem uma marca de roupa exclusiva, e de "Lília Sousa Cabeleireiros", que muito amavelmente penteou os nossos jovens manequins.

É de realçar o orgulho dos nossos jovens destinatários ao desfilarem perante as suas famílias e amigos.

Por outro lado, foi com muita satisfação que a plateia no final do evento aplaudiu os talentosos manequins. Foi notória a satisfação dos representantes da loja, que elogiaram a dedicação, a boa disposição e o talento dos jovens do projecto.

Sem dúvida uma actividade a repetir, visto ter um cariz muito positivo ao nível da cidadania.

Concurso de Doces


Concurso de Doces

No dia 15 de Dezembro de 2008, pela manhã, o Projecto Porto Seguro, inserido na segunda edição do "Escolhas de Portas Abertas", organizou um concurso de doces no Centro Comunitário e da Juventude de Rabo de Peixe.

Este evento contou com a colaboração das mães participantes no projecto, que com muito orgulho mostraram os seus dotes de pastelaria.

A avaliação dos doces contou com a presença da responsável pela "Ecosol" (Cozinha/Pastelaria da Entidade Gestora/Promotora), e por dois monitores "gulosos" do projecto, perante uma plateia ansiosa e bem-disposta. Os critérios basearam-se na apresentação e gosto dos doces.

Após avaliarem 18 sobremesas, deliciosas e suculentas, apuraram-se as quatro melhores, sendo o primeiro lugar uma tarte de leite condensado maravilhosa!

No final, e como não poderia deixar de ser, toda a plateia provou as iguarias existentes na mesa.

Sem dúvida uma actividade gratificante!

Painel do Porto Seguro


Painel

No dia 16 de Dezembro de 2008 o Projecto Porto Seguro, inserido na segunda edição do "Escolhas de Portas Abertas", pintou um painel no Porto de Pescas, com o logótipo do projecto.

Esta actividade contou com a preciosa colaboração de Manuel Penacho, pai de um jovem destinatário do projecto, que sendo pintor e artesão desenhou o referido logótipo.

No painel ficaram as "pinceladas", supervisionadas por Manuel, de vários jovens que lá passaram e que quiseram deixar a sua marca.

Foi muito gratificante para os jovens e monitores ver o logótipo do projecto ser formado, a pouco e pouco, e exposto no referido painel.

No final, foi com muita alegria que deparamo-nos com um painel colorido e com a marca do projecto presente num dos locais com maior impacto no público-alvo do projecto - o Porto de Pescas de Rabo de Peixe.

Festa de Natal

No dia 18 de Dezembro de 2008, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Entidade Gestora e Promotora do Projecto Porto Seguro) realizou mais uma vez a sua Festa de Natal.

Foi uma festa animada, com diversas actuações das diferentes valências à mistura.

O Projecto Porto Seguro, em conjunto com o Espaço Extremo, participou constituindo um coro bem afinado e animado.

De notar que a festa foi apresentada pelo nosso animador, André Teves, que de uma forma desinibida animou-a com a sua experiência vinda de apresentações anteriores.

No final, e como não poderia deixar de ser, houve distribuição de prendas pelo Pai Natal. Foi notória a alegria e satisfação por parte dos jovens destinatários do projecto.

Jantar/convívio de Natal


Jantar/convívio de natal!

No dia 19 de Dezembro de 2008, e à semelhança do ano anterior, o Projecto Porto Seguro realizou o seu jantar/convívio de natal entre jovens e equipa técnica residente. Mais uma vez, um "serão" repleto de boa disposição, alegria e satisfação.

Não faltou a troca de prendas entre os jovens através do jogo "amigos invisíveis", a visualização de um filme realizado no CID@Net, e um pezinho de dança.

No final, foi nítida a satisfação e a emoção na cara dos jovens destinatários, que com espírito natalício manifestaram a importância do projecto nas suas vidas e agradeceram à equipa técnica por mais uma vez proporcionarem um momento "familiar" de boa disposição e alegria.

Sem dúvida uma tradição a manter no projecto!

Porto Seguro vence Aventura Intercultural

Após várias semanas de azáfama e trabalho, o Projecto Porto Seguro, através do grupo "Pioneiros do Escolhas", venceu o concurso promovido pelo Programa Escolhas "Aventur@ Intercultural", com um total de 252.5 pontos, diferença de 4.5 pontos, do 2º lugar.

Foi uma prova bastante disputada entre dezenas de projectos do Programa Escolhas, que decorreu durante o ano de 2008.

E foi com muita alegria que a notícia foi recebida pelos monitores e jovens do projecto! É, sem dúvida, gratificante ver o nosso trabalho dar frutos. Mais uma vez ficou incutido nos jovens que, com trabalho e persistência, consegue-se chegar longe!

De realçar o facto de todos os jovens e equipa técnica colaborarem nas diversas missões, pois sem eles não teria sido possível o sucesso obtido.

A preparação para a viagem à Bruxelas, o grande prémio recebido, foi feita com muito entusiasmo, bem como a viagem que se realizou entre os dias 23 e 25 de Fevereiro de 2009.

Aproveitamos a oportunidade para dar também os parabéns a todos os outros projectos participantes!

A equipa do Projecto Porto Seguro

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário