Road-Contact contra a Violência foi ao Vale da Amoreira

23-04-2009

A quarta sessão da Campanha contra a Violência: "A violência é um ciclo… Tu podes Pará-lo!", esteve no dia 22 de Abril, pelas 16h00 na Escola E.B do Vale da Amoreira (Moita).


O ambiente informal no Vale da Amoreira

Desta vez, os anfitriões de mais uma acção de sensibilização contra a violência foram os jovens do projecto Educ@rte.

Na sessão estiveram presentes Pedro Calado, Director Executivo do Programa Escolhas, Luísa Cruz, Coordenadora da Zona Sul e Ilhas, Guitchu, vocalista dos Blasted Mechanism e Martim, da Revista Free Style.


O vocalista do Blasted Mechanism, Guitchu

A contribuição dos jovens na procura de soluções e nos relatos transmitidos durante a sessão provaram a consciência existente sobre o fenómeno da violência e a vontade em encontrar outros mecanismos pacíficos para travar a violência no dia-a-dia.


A participação dos jovens

Durante uma hora e meia de debate, moderado pela jornalista Vanessa Sousa, do Programa Nós da RTP2, alguns alunos partilharam com os presentes os seus pontos de vista.

A adolescente Janete que frequenta o 9.º ano de escolaridade defendeu que a "maior vingança que existe (referindo-se à violência) é mostrar o contrário" e a Célia evidenciou ser "importante mantermo-nos na escola pelos estudos", pois contribuem para a nossa realização pessoal e superação dos problemas.


O debate

Também Guitchu transmitiu aos jovens que "uma pessoa só por si não faz a diferença na escola" mas "com a ajuda de todos, sim". Já Martim mostrou que o "caminho" para uma das muitas soluções pacíficas contra a violência "é conversar e tentar perceber o que se passa com a pessoa que nos magoa e ofende".

A próxima sessão da Campanha contra a Violência: "A violência é um ciclo… Tu podes Pará-lo!"acontece já no dia 24 de Abril na Escola Secundária do Monte da Caparica.

Esperamos por ti!

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário