Piscinas Municipais de Portas Abertas às Instituições

12-08-2009

Na sequência do Projecto da Piscinas Municipais, uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra há já vários anos, mais propriamente da Divisão de Saúde e Acção Social, o Projecto Novos Desafios tem vindo a beneficiar da utilização gratuita das piscinas municipais, estando a participar nesta actividade 10 crianças e jovens.


Jovens divertem-se nas piscinas municipais

Na base da dinamização desta acção por parte do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal Sintra, está o facto das actividades desportivas contribuírem para o "equilíbrio, bem-estar e desenvolvimento dos cidadãos, (...) sendo reconhecida como elemento fundamental de educação, cultura e vida social (...) (in Documento Normativo Regulador da Participação no Projecto).

A celebração de contratos-programa anuais com a Educa - Empresa Municipal de Gestão e Manutenção de Equipamentos Educativos de Sintra, E.M., tem permitido a vários utentes de associações e instituições de apoio à população idosa, à infância, à população com deficiência, à família e reinserção social, às que promovem acções e projectos no âmbito da saúde, de apoio à população imigrante e minorias étnicas, às que promovem projectos que visam a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis usufruir das piscinas municipais sob a supervisão técnica de monitores especializados na prática da natação de forma gratuita.

Na época desportiva a decorrer, 2008/2009, participam no Projecto Utilização das Piscinas Municipais 37 instituições/ entidades, num total de 462 utentes, sendo que destes, 80 são crianças e jovens de quatro dos projectos Escolhas em curso no concelho de Sintra: Raízes promovido pela Junta de Freguesia do Monte Abraão, Megactivo promovido pela Associação Olho Vivo no Pendão/Pêgo Longo, Novos Desafios promovido pela Casa Seis em Mira Sintra, Escolhas Saudáveis promovido pela Associação Luso Cabo-verdiana de Sintra na Serra das Minas.

Cada um dos projectos pode garantir a prática da natação a 20 crianças e jovens, repartidos por dois horários - de manhã e de tarde - uma vez por semana. Assim sendo, as crianças e jovens do projecto "Novos Desafios" têm agora mais uma oportunidade de promover hábitos de vida saudável, semanalmente, às 4ªf, da parte da manhã entre as 11h e as 12h e da parte da tarde entre 14h e as 15h, na Piscina Municipal de Mira Sintra.

A actividade despoletou uma grande adesão por parte das crianças e jovens que demonstram grande interesse em participar na actividade desportiva em questão. Trata-se de um actividade que promove nas crianças e jovens o gosto pelo desporto e em particular pela natação, sobretudo porque a maioria destas crianças e jovens se iniciam no contacto com este desporto através de iniciativas como esta.

O Projecto

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário