O Fairplay do Novos Desafios

13-08-2009

Foi recentemente organizado pelo Projecto "Novos Desafios" (Sintra) um torneio de futebol 5, intitulado de Fairball Play, que teve lugar entre os meses de Abril e Junho, aos Sábados.


A equipa vencedora!

Foi uma iniciativa cujo objectivo passava não só pela prática do desporto mas, acima de tudo, pela promoção de um convívio salutar entre os seus participantes, provenientes de várias freguesias do distrito de Lisboa (nomeadamente Sintra e Amadora). O objectivo máximo, mais do que a competição em si, foi estimular o sentido de fairplay dentro e fora do campo, na interacção entre as equipas, promovendo um verdadeiro espírito de equipa. Assim, participaram no torneio cinco projectos do Programa Escolhas: "Escola Mais" (Amadora), "A Rodar" (Falagueira - Amadora), "Meg@ctivo" (Pendão), "Escolhas Saudáveis" (Serra da Minas) e "Novos Desafios" (Mira Sintra).

O torneio foi vivido pelos nossos jovens com especial intensidade e responsabilidade, dado que o "nosso" projecto era o promotor da iniciativa. Assim sendo, consideramos que nada mais representativo do que o testemunho do jovem capitão da equipa de futebol "Novos Desafios", Elson Rolando Tavares, acerca do evento:

"O Torneio Fair Ball Play

O nosso torneio foi realizado pelo Projecto "Novos Desafios". No torneio haviam 4 projectos que jogavam contra nós. As regras do torneio eram: evitar os palavrões, discussões com o árbitro e com os jogadores. Os jogos eram de 5 jogadores de cada lado.

O nosso 1º jogo, no início, foi um bocado difícil nos primeiros minutos, tivemos várias ocasiões de golo mas não soubemos aproveitar. Aos 15 minutos conseguimos marcar os nossos primeiros golos. A segunda parte foi cheia de emoções, tivemos muitas ocasiões e conseguimos finalizá-las. Nos últimos minutos, a equipa Escolha Saudáveis conseguiu obter o seu primeiro golo. Mas aí acabou o jogo e conseguimos ganhar de uma equipa que nunca soube desistir das suas capacidades!

No nosso 2º jogo não estávamos nada a espera da derrota, eu, como capitão, acho que demos muita luta. É certo que não fomos os melhores a finalizar, mas penso que fomos a melhor equipa, tivemos muitas ocasiões de golo e não soubemos aproveita-las, mas o futebol é mesmo assim, e a equipa do Projecto Escola Mais soube aproveitar melhor as oportunidades do que nós.

O nosso 3º jogo foi muito fácil e nós não estávamos nada a espera. Conseguimos finalizar quase todas as ocasiões de golos, quase todos da nossa equipa conseguiram marcar golos, e na minha opinião, a equipa do Projecto Meg@ctivo não conseguiu ultrapassar a nossa barreira defensiva para poderem marcar golos.

O nosso 4º jogo foi difícil. Um jogo sensacional, em que houve muito futebol para os dois lados. Cada equipa deu o seu melhor, tudo por tudo e, a 10 minutos do final, tivemos a nossa oportunidade e conseguimos marcar o nosso 3º golo do encontro!

Na minha opinião, a equipa do Projecto "A Rodar" foi a melhor com quem jogamos no torneio.

A entrega de prémios foi no dia 20 de Junho, no Parque das Nações, onde esteve presente a entregar-nos os prémios o Director do Programa Escolhas, o Dr. Pedro Calado. Fizemos um peddypaper entre as equipas e quem ganhou foi a equipa Escolhas Saudáveis, que levou um prémio (uma bola).

No final, foram as entregas dos prémios (certificados, medalhas, taças e brindes) e eu, como capitão, recebi o prémio da minha equipa: foi a 1ºclassificada! Em 2º ficou a equipa do Projecto "Escolhas Saudáveis" e em 3º a do Projecto "A Rodar". A equipa Meg@ctivo recebeu o prémio Fair Play."

Ana Parente e Rita Rebelo - Projecto "Novos Desafios"

http://novos-desafios.programaescolhas.pt

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário