4.ª edição OPRE – Jovens bolseiros/as reunidos/as em 1.º Encontro

07-03-2020

Os/As 39 jovens bolseiros/as da 4.ª edição do Programa Operacional de Promoção da Educação – OPRE reuniram, pela primeira vez, no dia 7 de março, em Lisboa.

Neste que foi o primeiro Encontro presencial das 20 alunas e 19 alunos, em áreas como a Antropologia, Medicina, Turismo, Direito, Teatro ou Gestão e Administração, a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e a Presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano, realizaram os discursos inaugurais. A Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e o Vogal do Conselho Diretivo do ACM, José Reis, juntaram-se para a entrega dos Certificados OPRE.

     A Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do ACM, Luísa Ferreira Malhó, participou também neste Encontro inicial, que envolveu os/as estudantes em várias dinâmicas de interação e de coesão grupal.

     O OPRE é promovido pelo ACM, em parceria com a Associação Letras Nómadas, e dirige-se a estudantes das comunidades ciganas que se encontram a frequentar o ensino superior. O objetivo deste programa é mitigar as barreiras existentes e promover a frequência neste ciclo de estudos. Desde o seu início, no ano letivo 2016/2017, já foram atribuídas 125 bolsas, 39 das quais nesta 4.ª edição.

Aceda ao Regulamento da 4.ª edição do OPRE.

Notícias relacionadas:
"Programa de bolsas permitiu a dez ciganos licenciarem-se", Jornal de Notícias, 7 de março de 2020