''Poder Escolher'' no Comboio Escolhas

16-10-2006

"O meu projecto (Poder (Es)Colher - Povos, Vila Franca de Xira) convidou-me para participar no Comboio Escolhas, acharam que eu era a pessoa indicada para representar o meu projecto…1º porque eu já há muito que frequentava o Centro Comunitário de Povos, já sabia os projectos que se organizam e depois porque já tinha trabalhado com as crianças do nosso projecto, ou seja, já estava dentro do assunto…


Cátia António - 17 anos - Povos, Vila Franca de Xira

Então, quando me fizeram o convite, eu aceitei logo, fiquei bastante entusiasmada mas ao mesmo tempo um pouco assustada porque eram muitas pessoas de varias zonas de Portugal que eu desconhecia.

Chegou então o dia de ir para o comboio… Eram 14h30m quando eu e o Abraão, monitor do meu projecto, chegámos às Docas de St.Amaro…Fizemos o check-in na qual eu fiquei no grupo dos Amarelos na Camarata 7, fomos recebidos por entidades oficiais e pelo Zé Pumbas.

Demos a partida às 16h30m para Aveiro, quando chegámos fomos tomar banho a uma universidade e seguimos de novo para a estação de comboios onde lá jantamos. No final do jantar começou uma animação com o Dj Spencer, que também nos acompanhou no comboio.

No dia a seguir, dia 31 de Julho, acordámos às 7h30m, tomámos o pequeno-almoço e fomos passear de Buga pela cidade de Aveiro e de Barco pela ria de Aveiro. Depois fizemos uma visita ao Campus Universitário de Santiago e ao Museu das Salinas, logo de seguida fomos tomar banho e jantar na cantina da universidade de Aveiro…Às 20h partimos para o Porto. Às 21h chegámos e fomos dar um passeio de metro pela cidade, visita guiada à casa da música, às 22h30m chegámos à estação do Porto onde se deu inicio a mais uma animação.

Dia 1 de Agosto, alvorada na estação de livração e pequeno-almoço (7h30m), às 9h demos partida para Amarante onde fizemos um peddy paper "Na rota do Marãozinho", depois fomos almoçar e logo de seguida fizemos diversas actividades na praia fluvial de Larim (Gondar), depois de terminarmos fomos tomar banho…a seguir fomos jantar e depois dar um passeio pela cidade de Amarante, as 23h regressamos a estação de Amarante onde terminamos o dia mais uma vez com animação, gerida pelo nosso Dj Spencer.

Dia 2 de Agosto alvorada e pequeno-almoço na Guarda (7h30m), as 9h recepção na estação onde foram expostos trabalhos e fotografias das actividades dos jovens da Guarda, depois fomos recebidos no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, a seguir fizemos um passeio pedestre pela cidade da Guarda (visita guiada à Sé, Judiaria, Teatro Municipal da Guarda, entre outros), seguiu-se o almoço…Às 14h partimos para a Aldeia Viçosa onde se deu inicio a actividades desportivas como a canoagem, cama elástica, pólo aquático, atletismo, tiro com arco, sacos, trotinetes, patins, futebol, atletismo e cordas. No final, fomos todos tomar banho e depois jantar no refeitório da escola EB 2,3 de S. Miguel onde depois realizamos um mural com mensagens, depois voltamos para a estação da Guarda onde mais uma vez terminamos o dia com animação do Dj Spencer.

Dia 3 de Agosto alvorada e pequeno-almoço em Tomar, as 9h realizamos um torneio de inter-escolhas e banhos nas Piscinas Municipais onde cada pessoa de cada grupo pode escolher a actividade que preferiu fazer… depois fomos almoçar. As 14h30m fizemos um percurso de Comboio Turístico onde fizemos uma visita ao Convento de Cristo e à igreja de S. João Baptista e Sinagoga. As 16h partimos para Ourém onde fizemos uma visita ao Centro Histórico de Ourém…as 19h deu-se início ao "jantar típico" em Ourém onde passamos a noite acompanhados da animação do Dj Spencer…as 22h regressamos à estação de Tomar.

Dia 4 de Agosto alvorada em Beja e pequeno-almoço onde as 8h30m demos partida para Mértola onde demos inicio ao "Challenger à beira do Guadiana" as 10h e depois banhos, as 13h fomos almoçar e as 15h fomos ao Seminário: "Próxima estação-hà correspondência com as linhas da tua imaginação", as 20h "Grande Noite Escolhas" onde jantamos no monte e elegemos Mrs e Mr Escolhas, as 23h30m regressamos à estação de Beja.

Dia 5 de Agosto alvorada e pequeno-almoço em Faro as 8h30m onde partimos as 9h para a ilha de Faro, as 13h almoçamos, as 14h deu-se inicio a jogos no Estádio Intermunicipal de Faro, as 16h lanchamos onde partimos para a Funcheira as 16h45m, as 20h demos entrada no "Festival do Sudoeste TMN 2006" onde regressamos à Estação da Funcheira as 4h.

Dia 6 de Agosto as 9h30m saída da Funcheira e as 13h regressamos à Estação de Santa Apolónia.

Adorei bastante a minha participação no Comboio Escolhas pois conheci gente nova com culturas diferentes em que estabeleci uma grande e forte amizade, onde também conheci outros projectos e dei a conhecer o meu e onde também conheci diferentes partes do país muito bonitas. Achei mal ser apenas de uma semana, poderia ter sido mais tempo pois poderiamo-nos conhecer a todos bem melhor. Adorei os jornalistas aos quais demos a alcunha de Paparazis, os monitores fizeram um excelente trabalho, eram muito divertidos e também as actividades que nos propuseram. Espero que continuem a realizar estes eventos onde espero também voltar a participar. A avaliação que faço sobre este evento… Foi bastante positiva mas muito cansativa… Havia vezes que tínhamos que andar um grande bocado até ao destino pretendido e sempre carregados com a nossa respectiva mala que continha roupa e acessórios de higiene. Foi bastante desgastante para todos…Mas no comboio todas as pessoas eram excelentes, muito simpáticas e divertidas… Também houveram dias de muita emoção e stress acumulado por ambas as partes, quer dos monitores como dos participantes. Nunca pensei que pudessem existir lugares lindos e agradáveis como aqueles que visitamos, gostei muito… Tudo isto foi muito positivo."

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário