Acampamento Inter-Projectos

18-10-2006

Os projectos "Fazer Caminhos-Regrall" e o Projecto "Aprender a Ser" organizaram um acampamento em conjunto que decorreu nas férias de verão com os jovens apoiados pelo Programa Escolhas 2ª geração.

O acampamento realizou-se no parque de campismo do Inatel no Cabedelo (Viana do Castelo), onde se pôde desfrutar de várias paisagens: praia, campo, rio, pinhal…

Durante estes dias, os jovens de ambos os projectos participaram em várias actividades como a montagem dos acampamentos; a organização das equipas de trabalho; vários jogos de orientação incluindo jogos nocturnos, música à volta da fogueira, actividades na praia: construções na areia, exploração da fauna e flora; tiro ao alvo com arco e flechas.

Fomos à aventura, explorar a Monte de Santa Luzia. Desta forma, percorremos 4 km a pé do parque de campismo até ao Centro de Viana do Castelo. Quando chegamos ao centro, o Sr. Bernardo (motorista da Junta de Freguesia de Forjães -Esposende) estava à nossa espera, foi ele que nos levou para o nosso destino. Já em Santa Luzia, efectuamos uma visita à citânia de Santa Luzia e percorremos o Trilho dos canos de água com 10,2 km, com paragem apenas para um almoço piquenique numa aldeia muito bonita. Durante esta caminhada foi possível observar alguns animais, nomeadamente esquilos, mas também e infelizmente os resultados dos incêndios que têm vindo a deflagrar nos últimos anos… foram vários quilómetros de pinheiros queimados… um triste cenário…

Foi muito cansativo mas, no fim do percurso, felizmente, apareceu o Sr. Bernardo que nos levou novamente para o Centro de Viana, e daí regressamos a pé para o parque de campismo, bem cansados e com muita fome.

Aproveitamos também para explorar o parque de campismo, fomos à praia todos juntos, observar a fauna, jogar futebol e tomar uns bons banhos no mar! Fizemos tiro ao alvo com arco e flechas e foi só acertar!!!

De noite era tempo para mais cantigas à volta da fogueira e jogos de orientação com a bússola.

Realizamos outra caminhada desde Amorosa (Viana do Castelo) para a freguesia de S. Paio de Antas foz do Rio Neiva (onde está sediado o Projecto Aprender a Ser), pela costa. Durante este percurso os jovens tiveram a oportunidade de conhecer uma das figuras tradicionais desta zona: a Sargaceira. Com muita curiosidade fizeram algumas perguntas e ficaram a conhecer melhor as razões pelas quais o sargaço é tão importante. O almoço foi na GRASSA, um dos parceiros do Projecto Aprender a Ser, que colaborou com esta actividade.

Ao longo destes dias, pudemos explorar a Azenha do Minante e o Rio Neiva (S. Paio de Antas), e os jovens do Terra Viva conheceram a sede do Projecto Aprender a Ser. A parte mais emocionante foi a construção de Jangadas e descida do rio Neiva, era de noite e ainda estávamos no rio.

Os jovens de ambos os Projectos também estiveram reunidos em Vila Chã para mais um dia de actividades. Aqui pudemos explorar o Castro de S. Lourenço (Vila Chã) , onde almoçamos todos juntos. Visitamos uma casa rural em Vila Chã. Nesta casa, fomos muito bem recebidos pela "Tia Mila", a dona da casa. A Tia "Mila" ofereceu-nos o lanche fazendo o pão com chouriço no seu forno a lenha, e "apresentou-nos" todos os seus animais! Aqui ficamos a conhecer a sua vacaria e todo o processo de extracção do leite até chegar a nossa casa, ficamos também a conhecer o moderno sistema de reprodução dos animais (inseminação artificial). A Tia Mila levou-nos também a visitar a coelheira, a pocilga e o galinheiro. A brincadeira com os coelhos recém-nascidos foi ternurenta! Um verdadeiro momento de simbiose com estes animais super fofos!

A despedida foi bastante saudosa mas com promessa de nos voltarmos a encontrar brevemente!!!

Estas actividades proporcionaram a partilha de experiências entre jovens de territórios bem diferentes (urbano vs rural), partilha esta que foi bastante enriquecedora. Para os jovens do Projecto Aprender a Ser o acampamento foi uma estreia, mas uma experiência a repetir!!!!

Foi um verdadeiro acampamento de amizade….

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário