ESCOLHAS EM AÇÃO

  • Presidente da República recebeu jovens OPRE

    06-12-2017
    O Presidente da República recebeu, em audiência no Palácio de Belém, os/as jovens participantes no Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), na tarde de terça-feira, dia 5 de dezembro. Concluindo que "não se podem generalizar juízos em relação a certas comunidades", como não se pode "generalizar a intolerância", o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa encorajou os/as jovens a continuarem “a fazer a diferença”. Neste encontro, em que foi salientada a importância do OPRE para a inclusão de jovens ciganos/as e da integração das comunidades ciganas pela Educação, estiveram também presentes a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó e os pioneiros do Programa OPRE, Olga Mariano e Bruno Gonçalves.
  • “Família do Lado” 2017 - mais famílias a participar

    06-12-2017
    A Família do Lado 2017 conseguiu reunir, no dia 26 de novembro, cerca de 400 famílias em ambiente de diversidade e partilha. O balanço foi “muito positivo” com esta 6.ª edição a registar a maior adesão de sempre: mais famílias, mais participantes e uma maior variedade de nacionalidades. Esta iniciativa do ACM assinalou este ano 117 almoços entre 398 famílias - 215 famílias migrantes e 185 famílias autóctones – envolvendo um total de 1036 pessoas - 527 migrantes e 509 autóctones - e 171 voluntários, de 43 nacionalidades diferentes: Angola, Argélia, Argentina, Bangladesh, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Egipto, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, Gana, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Índia, Inglaterra, Iraque, Itália, Letónia, Líbia, Marrocos, México, Moçambique, Nepal, Palestina, Paquistão, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Senegal, Síria, São Tomé e Príncipe, Turquia, Ucrânia e Venezuela. Das 99 entidades que tentaram organizar a Família do Lado - 9 autarquias, uma universidade, 12 entidades da sociedade civil e 75 projetos do Programa Escolhas – 81 realizaram efetivamente os almoços, que decorreram em 47 municípios: Albufeira, Almada, Amadora, Barcelos, Barreiro, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Constância, Covilhã, Cuba, Estarreja, Évora, Faro, Fundão, Gondomar, Guarda, Guimarães, Lagoa, Leiria, Lisboa, Loulé, Lousã, Maia, Matosinhos, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Odivelas, Oeiras, Ovar, Paços de Ferreira, Peniche, Ponta Delgada, Portalegre, Portimão, Porto, Santarém, São Brás de Alportel, Seixal, Setúbal, Sintra, Trofa, Viana do Castelo, Vila N. Famalicão, V.N. Gaia.
  • Escolhas leva Concurso MUNDAR aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial

    24-11-2017
    O “Concurso MUNDAR: Munda o Teu Mundo!”, dinamizado pelo Programa Escolhas, foi hoje distinguido com o 2.º lugar nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. A cerimónia de entrega deste galardão decorreu esta quinta-feira, dia 23 de novembro, em Tallinn, capital da Estónia, e contou com a presença da Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó.
  • Já são conhecidos os vencedores da Gala Escolhas

    23-11-2017
    A Gala Escolhas está de regresso! No próximo dia 20 de dezembro, pelas 15 horas, a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe a gala anual que distingue aqueles que ao longo do ano se destacaram na envolvência com o Programa Escolhas. Ainda antes da cerimónia, divulgamos os vencedores sete das oito categorias a concurso.
  • Projetos algarvios lançam 1º Seminário Regional Escolhas 6ª Geração

    20-11-2017
    Os quatro projetos do Programa Escolhas (PE) que atuam na região do Algarve vão unir-se a 30 de novembro para a organização do 1º Seminário Regional Escolhas 6ª Geração, numa iniciativa promovida pelo projeto Mudaki – E6G e pela Universidade do Algarve, numa co-organização com os Projetos Pescador de Sonhos – E6G, FLICC – E6G e Mais Sucesso – E6G.
  • OPRE reúne bolseiros para primeiro encontro residencial

    12-11-2017
    Os jovens bolseiros da 2.ª edição do OPRE – Programa Operacional de Promoção da Educação, promovido pelo Programa Escolhas em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, estão reunidos, este fim de semana, de 11 a 12 de novembro, para o 1ª Encontro Residencial, em Lisboa.
  • PE no 11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança

    08-11-2017
    O 11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança, a decorrer em Bruxelas, chega ao fim esta quarta-feira, dia 8 de novembro. A delegação portuguesa, da qual faz parte o Programa Escolhas, teve oportunidade de estar com Marta Santos Pais, Special Representative of UN secretary general on violence against children.
  • Bruxelas - "Escolhas" é convidado no 11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança

    07-11-2017
    O Programa Escolhas é um dos convidados a assistir ao 11.º Fórum Europeu sobre os Direitos da Criança, a decorrer em Bruxelas, até dia 8 de novembro. Este Fórum está organizado no contexto do Estudo global das Nações Unidas sobre as crianças privadas de liberdade e insere-se no seguimento da Comunicação da CE, de 12 de abril de 2017, sobre a proteção das crianças na migração.
  • III Edição FAPE - Candidaturas até 30 de novembro

    06-11-2017
    O ACM, I.P. lança esta terça-feira, dia 7 de novembro, a III Edição do FAPE - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) - 2018-2019, com a publicação do seu regulamento e respetivos anexos. O período de apresentação de candidaturas irá decorrer até dia 30 de novembro.
  • Dinamizadores Comunitários auscultados na criação do Plano Nacional para a Juventude

    30-10-2017
    O Plano Nacional para a Juventude foi apresentado este sábado, dia 28 de outubro, no IPDJ de Moscavide, em Lisboa, em presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Augusto Baganha.
6639 resultados em 664 páginas