3.ª edição OPRE - Jovens bolseiros/as reunidos/as em 1.º Encontro

27-05-2019
Os/As jovens bolseiros/as da 3.ª Edição do OPRE - Programa Operacional de Promoção da Educação, ano letivo 2018/2019, estão reunidos este sábado, dia 25 de maio, para o 1.º Encontro no âmbito deste Programa de Capacitação, em presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-comissário para as Migrações e Coordenador Nacional do Programa Escolhas, Pedro Calado, e da Presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano, que entregarão os Certificados de Bolsa aos/às estudantes.
Este 1.º Encontro contou ainda, com as presenças da Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização, do ACM, Luísa Ferreira Malhó, do Vice-presidente da Associação Letras Nómadas, Bruno Gonçalves, acompanhado de 2 Mediadoras desta associação, Noel Gouveia e Marisa Oliveira.
Contribuir para que os/as participantes fiquem a conhecer, de forma mais consolidada, os seus direitos e deveres enquanto bolseiros OPRE, bem como estimular, dentro do grupo, a interação e partilha de opiniões e sugestões sobre temas e assuntos diversificados, são os objetivos centrais deste 1.º Encontro. É, neste sentido, um momento de reforço do vínculo com os objetivos do Programa e com o grupo, de exploração e gestão das expetativas relativamente ao OPRE e, acima de tudo, de promoção da coesão grupal.
O regulamento desta 3.ª edição OPRE previa a possibilidade de atribuição de 40 Bolsas de Estudo. Num quadro, em que foram submetidas 33 candidaturas, foram aprovadas 32. Os/as 32 estudantes apoiados/as, 16 rapazes e 16 raparigas, são oriundos de 18 concelhos do país, localizados no Norte (12), Centro (11), Lisboa (6), Alentejo (1) e Algarve (2), com uma média de idades de 26 anos.
A grande maioria está a frequentar ciclos de licenciatura ou mestrado (25 bolseiros/as), 2 estudantes frequentam Unidades Curriculares Isoladas constantes de cursos e ciclos de estudos do ensino superior e 5 bolseiros/as estão inseridos/as em Cursos Técnicos Superiores Profissionais/CET.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário