7.ª Geração Programa Escolhas - Projetos reunidos em Seminário inicial

29-03-2019
A equipa central do Programa Escolhas, do ACM, concluiu, nesta quinta-feira,  dia 28 de março, o Seminário inicial que marca o início da intervenção dos projetos protagonistas da 7.ª geração escolhas. Dois dias intensos de trabalho e de dinâmicas de grupo, em que as equipas dos projetos E7G conheceram a equipa central do Programa Escolhas, bem como o trabalho do ACM e deste programa dedicado à inclusão social de crianças e jovens.
A  Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, Luísa Ferreira Malhó, responsável por este Programa, apresentou os objetivos e metas para esta nova geração aos coordenadores/as e dinamizadores/as comunitários/as dos projetos, que tiveram também a oportunidade de, pela primeira vez, interagir entre si e de tomar contacto com os princípios estratégicos e metodológicos E7G, assim como métodos de avaliação.
O dinamismo foi constante, a provar que a energia Escolhas está em alta.
103 projetos em 17 distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas
Os projetos E7G, financiados para o biénio 2019-2020, distribuem-se por 17 distritos de Portugal Continental e pelas 2 Regiões Autónomas, dividindo-se pelas seguintes NUT II: 30 no Norte; 19 no Centro; 36 na Área Metropolitana de Lisboa; 11 no Alentejo e 4 no Algarve. Dos 103 projetos, 93 candidataram-se à medida I (Educação, formação e qualificação), 50 (48,5%) à medida II (Emprego e empreendedorismo) e 95 à medida III (Dinamização comunitária, participação e cidadania). Para esta 7.ª geração do Escolhas, prevê-se envolver 23 883 participantes, 5 795 imigrantes ou descendentes de imigrantes e 4 464 pessoas ciganas.
O Programa Escolhas, enquanto política pública que atua na área da inclusão social de crianças e jovens, foi criado em 2001 através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2001, de 9 de janeiro, sucessivamente renovado até 31 de dezembro de 2018, com a missão de promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário