Projetos Escolhas em formação para projeto-piloto da Play4Change

21-09-2018
O Programa Escolhas, em cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa, lançou o convite a nove projetos locais da zona do Grande Porto a participarem na formação intensiva EuropAlien, inserida no âmbito do projeto Play4Change, que decorreu quarta e quinta-feira, 19 e 20 de setembro.

A Sala Polivalente do IPDJ, I.P., do Porto acolheu as/os 16 participantes, na sua maioria coordenadoras/es e técnicas/os dos projetos Bué d’Escolhas – E6G, Escolhe Vilar – E6G, SIGA – E6G, CHECK IN Entrada para o Sucesso – E6G, A ESCOLHA É TUA! – E6G, Raiz – E6G, P@ssport’IN – E6G, Mais Jovem – E6G e Trilhos D’Ouro – E6G, que embarcaram neste projeto-piloto de iniciação a uma ferramenta pedagógica que deverá depois ser adaptada às/aos jovens dos projetos e que poderá ajudar no trabalho de intervenção no que diz respeito a mediação de conflitos, gestão de situações de risco e cooperação entre pares.

A ferramenta educativa desenvolvida consiste num jogo de tabuleiro cujo enredo principal gira em torno de uma invasão alienígena à Europa. Sem paralelismos com a realidade e simulando o perigo de forma segura, as/os jovens são incentivadas/os a pensarem em soluções alternativas à violência. O objetivo das/os jogadoras/es é cooperarem de modo a salvarem toda a população europeia. Para isto têm de construir uma rede de túneis através da qual as pessoas se possam movimentar de forma segura.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário