MEET IR 2018 - Projeto Matriz E6G recebe 19 jovens de 8 comunidades religiosas

24-07-2018
19 jovens de 8 comunidades religiosas reuniram-se, de 17 a 20 de julho, na aldeia histórica de Castelo Novo, no Concelho do Fundão, para o Encontro de Jovens Inter-religioso (MEET IR) 2018, promovido pelo ACM. A ocasião foi de dinamismo e comunicação entre todos. Os jovens participaram em várias atividades cooperativas e, logo no primeiro dia de Encontro, numa tertúlia, que contou com a presença dos participantes no MEET IR de 2016. As dinâmicas de trabalho sobre multiculturalidade, interculturalidade, diálogo intercultural e inter-religioso foram uma constante durante os 3 dias.
O grupo de jovens teve a oportunidade de visitar o projeto Matriz E6G do Programa Escolhas, onde participaram na Oficina de Costura Criativa, momento em que puderam fazer a boneca “Didlidu dos Abraços”, em conjunto com as crianças e jovens do projeto. Para assinalar o Dia de Mandela, celebrado a 18 de julho, todos pintaram uma tela alusiva ao tema.
O último dia de Encontro ficou marcado pela visita à Câmara Municipal do Fundão, momento em que, numa visita guiada, os jovens puderam conhecer a história e as várias curiosidades da cidade. A Casa de Barro foi outro dos momentos altos, em que o grupo teve a oportunidade de fazer algumas figuras em barro.
 
Carta Comum MEET IR 2018 - momentos de aprendizagem e partilha
 
A assinalar o Encontro de 2018, o grupo de jovens elaborou a Carta Comum MEET IR 2018, um documento onde ficarão registadas as principais aprendizagens e experiências partilhadas.
O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, cinco representantes das comunidades religiosas, e o Vice Presidente da Câmara Municipal do Fundão, juntaram-se ao grupo, na última noite do MEET IR, para um jantar de convívio  e partilha de experiências deste encontro.
A noite terminou com um espetáculo apresentado pelos Jovens, com a síntese das aprendizagens realizadas nesta experiência, bem como o compromisso de contribuir para um mundo melhor, mais justo e mais plural.

Comentários

    Ainda não há comentários. Insere o teu comentário